sábado, 18 de abril de 2009

Macau, 15 de Janeiro de 1945

Foi às nove e trinta da manhã do dia 15 de Janeiro de 1945, que cinco aviões de caça americanos quebraram a solenidade de um rigoroso Inverno e irromperam nos céus de Macau, para um ataque surpresa a quaisquer instalações consideradas vantajosas para os Japoneses. De repente, a base de hidroplanos do Porto Exterior, com os seus grandes tanques de gasolina, o arsenal de S. Francisco e a Estação de Rádio situada na Estrada D. Maria II, foram bombardeados com uma chuva de fogo. Toda a península de Macau foi tomada de grande pânico sob o barulho ensurdecedor de explosões e do intenso fumo resultante dos fogos. Tudo isto serviu para lembrar a todos, nesse período, que a Ásia Oriental continuava coberta pelas nuvens da guerra e que as vidas dos cidadãos comuns continuavam fragilizadas.

2 comentários:

  1. O ataque foi no dia 16 (dezasseis).
    Às 16 horas do mesmo dia houve novo ataque que atingiu o posto semafórico.
    Em 25 de fevereiro pelas 11h05 novo bombardeamento sobre instalações e embarcações, causando estragos e vítimas.
    Em 11 de junho Macau foi bombardeado pela 4ª vez por um quadrimotor que lançou três bombas junto do bairro 28 de maio e metralhou a população, causando 1 morto e 2 feridos.
    um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando, por lapso mencionei dia 15, mas foi de facto a 16; mas quanto a outros ataques as fontes diferem e muito... o de 25 Fevereiro foi sobre o navio "Masbate"... mas tb encontrei referências (pouco credíveis) a ataques norte-americanos a 5 de Março e 7 de Abril de 1945 na cidade de Macau e em Julho em Coloane... o que sabe disso? Obrigado Pode contactar-me macauantigo@gmail.com

    ResponderEliminar