Eis o que resta das antigas muralhas de defesa da cidade hoje considerado Património da Humanidade pela Unesco. Construídas a partir de 1569, são testemunho da tradição portuguesa de construir muralhas defensivas em redor das suas cidades portuárias, tal como já havia sido feito em África e na Índia.
Em Macau, este segmento de muralha testemunha a incorporação de técnicas e materiais locais na execução de estruturas defensivas, em particular no que se refere à utilização de um material designado por "chunambo" - daí a expressão de um local como Chunambeiro - correspondente a uma mistura de barro, terra, areia, palha de arroz, pedras e conchas de ostras moídas, num aglomerado, compactado em camadas sucessivas.
A relação do troço de muralha com a sua envolvente é também significativa, tendo em conta a proximidade desta estrutura ao Templo de Na Tcha, Ruínas de S. Paulo e Fortaleza do Monte, assumindo-se como parte integrante da estrutura de defesa da "acrópole" de Macau.
1-chunambo é a cal proveniente da queima das conchas das ostras. É apenas a cal.
ResponderEliminar2-ao forno da cal deu-se, em macau, o nome de chunambeiro, conforme se vê pela designação, em chinês, do nome da dita rua (siu fui lou cai)
3-a mistura da cal com água, palha, saibro ou terra argilosa,etc, dá-se o nome de taipa, embora as madeiras (taipa ou taipal) sirvam apenas para moldar a mistura, sendo retiradas após existir consistência do conjunto
4-assim como não existe "cimento armado" não existem paredes de chunambo.
5-estes pormenores dizem respeito a arquitectura militar, havendo muitos equívocos e asneiras sobre a matéria, conforme se pode verificar até no museu de macau.
6-é sempre com muito gosto que procuro os seus deliciosos artigos, cheios de interesse, agradecendo o prazer que me dá ao poder reviver macau e prometo não comentar matérias que não conheço
7- mais um grande abraço, que o joão merece
1-tenho sérias dúvidas que o troço de muro junto ao pagode de na tcha seja das muralhas feitas por tristão vaz da veiga em 1568 ou da cerca dos jesuitas feita a partir de 1602
ResponderEliminar2-relativamente à muralha, construida inicialmente ou no ano de 1622 e seguintes, ainda existem alguns troços visíveis e outros que não se vêem mas que estão ainda em pé.
3-é mais fácil saber o que foi demolido e quando
do que o que foi construido e onde
4- por estas razões e dúvidas é que é muito difícil escrever sobre as muralhas,cerca e demais trabalhos de fortificação
5-um abraço