quarta-feira, 22 de abril de 2009

Garcia Leandro 1974-1979

em 1976 e em 1986
Foi o primeiro governador português de Macau pós-25 de Abril... e um dos muitos factos polémicos desse período foi sem dúvida a publicação pelo New York Times em 1975 de que Garcia Leandro negociou, em nome do movimento das forças armadas, a devolução de Macau à China.
Lisbon and Peking at Odds on Macao
By David Binder Special to The New York Times
April 1, 1975, Tuesday
Page 1, 595 words
WASHINGTON, March 31 Portugal's ruling Armed Forces Movement tried to give Macao back to China, knowledgeable Western diplomats said today, but Peking said it did not wish to alter the status of the territory.

Portugal sempre negou mas até pode ser que haja revelações... é que o antigo governador vai escrever um livro sobre a história de Macau entre finais de 1974 e 1979 "com muitos factos não conhecidos". (...) "Não são as minhas memórias, são factos fundamentados em documentos que dão conta de muitas coisas que são ainda desconhecidas. Será uma história de Macau nesse período de grande agitação política em Portugal com muitos factos não conhecidos."
O livro não tem ainda definida data de publicação, que poderá acontecer em 2010, mas Garcia Leandro afirma que "deixar colocadas no sítio, em perspectiva, as coisas de Macau naquele período de grande confusão nacional, é uma obrigação de cidadania, uma obrigação histórica, perante Portugal, perante a China".

Sem comentários:

Enviar um comentário