sexta-feira, 10 de abril de 2009

Macau Antigo... um mês de post's

Com quase 10 mil visitas - em menos de um mês resolvi - colocar aqui algumas referências que foram feitas a este blog noutros sites/blogs:
Aqui fica um blogue interessante com imagens de Macau nos tempos da Administração Portuguesa. Chama-se Macau Antigo e bem merece uma visita.

Macau Antigo é o espaço de João Botas em que encontramos fotografias da Macau de outros tempos, acompanhadas por textos de enquadramento histórico.

Um novo blogue bastante interessante que nos traz à memória Macau antigo (...) Para quem gosta de recordar, ou simplesmente perceber como era a cidade em tempos idos. Obrigado ao João Botas pelo trabalho e pela disponibilidade.

(...) recomendo a todos os leitores - tenham ou não passado por Macau. (...) Tem fotos de quase todos os tempos - desde as mais remotas, do século XIX, até todas as décadas do século XX. Uma autêntica viagem à história de Macau, que aviva a memória de quem lá esteve e ensina muito a quem nunca lá foi.

Pedro Correia:
Este é o melhor blogue do género que conheço sobre Macau. E mostra muitos recantos quase nada conhecidos da cidade e arredores.
Teresa Ribeiro:
Muito bonito. Quem não conhece Macau, como eu, leva sempre com as fotos do costume: as ruínas de S. Paulo, os casinos e pouco mais. Antes que a viagem se concretize esta é uma forma de passear por lá.
João Carvalho:
Óptimo blogue, o 'Macau Antigo'. Respira-se nostalgia.
Uma viagem por Macau Antigo num blog de histórias que fizeram a História de Macau.
Aproveito para recordar que todos os comentários podem ser consultados e têm sido uma 'mais valia' para o blog.

vista da Penha cerca de 1970

3 comentários:

  1. Julgo que foi através do Delito de Opinião que a minha filha soube deste sítio e me alertou para ele, e em boa hora, pois foi uma surpresa e uma alegria para mim! Passei imenso tempo a ver todas estas preciosas fotografis e a ler as suas crónicas, deliciada, pois não só percorri os meus doces anos em Macau (dos 9 aos 13, entre 1936-40)como recordei muitos nomes e pude localizá-los melhor, coisa que já seria muito difícil.
    Gostei imenso!
    Mas já agora queria dizer-lhe duas coisas:
    - julgo que o navio "Gonçalo Velho" esteve estacionado em Macau quando eu lá estava, tal como o "Gonçalves Zarco". E não apenas tantos anos depois como diz abaixo. Não seria assim?
    - a colecção do Camilo Pessanha foi doada toda (ou quase toda) à Universidade de Coimbra, terra onde nasceu e se formou (tb. é a cidade onde eu vivo).

    Continue! Porque quem viveu em Macau, como eu (e já lá vão mais de 70 anos!)fica marcado para sempre!
    Já lá voltei duas vezes!

    ResponderEliminar
  2. Olá Gina. Obrigado pelas suas palavras. Quando à questão que coloca: refiro a expressão "assídua".
    ambos os navios foram construídos na década de 1930 com o intuito de proteger os territórios das antigas colónias portuguesas: eram os chamados "Avisos de 2ª Classe da Classe Gonçalo Velho": "Gonçalo Velho" (abatido em 1961) e "Gonçalves Zarco" (abatido em 1964). Foram quase exclusivamente utilizados para defender os territórios de Timor, Goa, Índia Portuguesa e Macau... não estando sempre e em permanência no mesmo local. Naquele tempo serviam o Estado português e era o meio de transporte das visitas oficiais... a rota normal, era partir de Lisboa runo a África (ocidental e oriental) e depois seguir para a Ásia (Goa, Timor, etc) até chegar a Macau e voltar para trás...)
    Ou seja, está correcta a sua observação!

    ResponderEliminar
  3. Caro Joao Botas:
    Muito obrigado palas suas informacoes. Ja estou de pose do livro sugerido.Esta sendo relamente muito util.
    Boa sorte.
    J.L. Santos Jr

    ResponderEliminar