quarta-feira, 22 de abril de 2009

Ilha Verde: ca. 1880

A Ilha Verde é actualmente parte integrante da Península de Macau. Possui um terreno relativamente acidentado e o seu centro é dominado pela Colina da Ilha Verde.
Antigamente, a Ilha Verde era de facto uma pequena ilha granítica. Foi originalmente ocupada pelos jesuítas no início do séc. XVII emborfa a sua presença em Macau remonte ao século XVI. Estes missionários construiram vários edifícios de apoio nesta ilha coberta por um bosque de onde derivou as designações chinesas de Qing Zhou (Oásis Verde) ou Lok Dao (Ilha Verde) e posteriormente a designação portuguesa de "Ilha Verde".
Em 1890, as autoridades portuguesas começaram uma obra de aterro para conectá-la à Península de Macau, originando um istmo. Este istmo actualmente chama-se "Avenida do Conselheiro Borja". Neste mesmo ano, começou oficialmente a ocupacão portuguesa da Ilha Verde. Em 1923 foi absorvida totalmente pela Península devido aos sucessivos aterros, passando a fazer parte desta última. Em rigor, é actualmente uma península, mas o seu nome histórico, Ilha Verde, manteve-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário