"Uma frota ao serviço da nação e do império, ligando Portugal a África, norte da Europa e ao Oriente"
Ilustração para um anúncio da Companhia Nacional de Navegação, de autor desconhecido, publicada no Anuário do Turismo Português, número 4, 1956.
Terminada a 2ª Guerra Mundial, o Governo português apostou na renovação e alargamento da marinha mercante (Despacho 100, de 10 Agosto de 1945 ). Entre 1944 e 1949 investe-se na renovação da frota. A CNN passa a realizar carreiras para S. Tomé e Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor e ainda, para os Estados Unidos, Argentina e Golfo do México.
Como consequência do despacho são encomendados o "Angola" e o "Moçambique", o "Lúrio" e o "Zambézia", o "Índia" e o "Timor". A linha da Índia e Extremo-Oriente, para a qual foram construídos o "Índia" (1951) e o "Timor" (1951), foi inaugurada a 3 de Abril de 1952. Nas três primeiras viagens o prejuízo foi da ordem dos 10.000 contos e daí para a frente veio sempre a aumentar, apesar da linha ser subsidiada. No ano de 1955 o conjunto da frota da CNN percorreu 716 022 milhas, transportando 118.253 passageiros e 579 953 toneladas de mercadorias.
Como consequência do despacho são encomendados o "Angola" e o "Moçambique", o "Lúrio" e o "Zambézia", o "Índia" e o "Timor". A linha da Índia e Extremo-Oriente, para a qual foram construídos o "Índia" (1951) e o "Timor" (1951), foi inaugurada a 3 de Abril de 1952. Nas três primeiras viagens o prejuízo foi da ordem dos 10.000 contos e daí para a frente veio sempre a aumentar, apesar da linha ser subsidiada. No ano de 1955 o conjunto da frota da CNN percorreu 716 022 milhas, transportando 118.253 passageiros e 579 953 toneladas de mercadorias.
A rota/itinerário do Oriente e meados da década de 1960...
Paquete Índia (imagem abaixo):
Lisbon, Port Said, Suez, Aden (optional), Singapore, Hong Kong, Macau, Dili, Singapore, Porto Amélia (optional), Nacala (optional), Moçambique (optional), Beira, Lourenço Marques, Lobito (optional), Luanda (optional), Lisbon.
Lisbon, Port Said, Suez, Aden (optional), Singapore, Hong Kong, Macau, Dili, Singapore, Porto Amélia (optional), Nacala (optional), Moçambique (optional), Beira, Lourenço Marques, Lobito (optional), Luanda (optional), Lisbon.
Paquete Timor:
Lisbon, Port Said, Suez, Aden (optional), Singapore, Hong Kong, Macau, Dili, Singapore. Returned to Aden (optional) and via same ports to Lisbon.
Lisbon, Port Said, Suez, Aden (optional), Singapore, Hong Kong, Macau, Dili, Singapore. Returned to Aden (optional) and via same ports to Lisbon.
Sem comentários:
Enviar um comentário