sábado, 11 de abril de 2009

Cadeia Central, 1912

Relatório da comissão encarregue dos "melhoramentos materiais da cidade" em 1833: "não oferecendo a cadeia condições de segurança, de higiene e de clima social regenerador, julgou a comissão que a mesam deveria ser transferida para um terreno no alto de S. Paulo, um pouco atraz das ruínas do templo do mesmo nome onde disporia de terreno amplo para a construção de officinas anneas e de jardins que os prezos cultivassem".
cela
secretaria
planta
páteo
banhos
entrada
vista superior (fortaleza do monte e ruínas S. Paulo)
vista exterior
vista fachada principal

A construção durou entre 1906 e 1910. Foi inaugurada em 1912 e tinha capacidade para 150 reclusos. Até 1979, a direcção cabia, por inerência, a um Delegado do Procurador República. As cadeias entrais, na organização prisional de 1936, destinava-se a reclusos condenados a penas de prisão de 3 meses a dois anos. Não há registo de algum recluso ter cumprido pena maior em Portugal, mas sim em Timor. No Hospital Central Conde S. januário funcionou durante muito tempo uma enfermaria-cadeia. Em Macau esta não era a regra. A cadeia, denominada em cantonense com "si lou" . Ficava no centro da cidade, numa zona que depressa se tornou densamente povoada.
Decorridas várias décadas de funcionamento, a cadeia logo se revelou inadequada, quer no aspecto da sua capacidade de comportar o crescente número de presos, quer no relacionado com as suas instalações, que se encontravam deterioradas e antiquadas. O Governo de Macau decidiu dar início, em 1988, à construção de uma nova cadeia na ilha de Coloane, junto à Casa dos Rapazes (abrigo de inserção social), no terreno onde se encontrava a fábrica de panchões "Kuong Heng Tai". Este edifício, designado por "Estabelecimento Prisional de Coloane", ficou concluído em 1990 e encontra-se actualmente em funcionamento.
Havendo necessidade de isolar os reclusos de alto risco, decidiu-se construir em Coloane, junto à Escola da Polícia, uma cadeia de segurança máxima que entrou em funcionamento em 1999.
O Estabelecimento Prisional de Coloane passou a chamar-se "Estabelecimento Prisional de Macau", a partir de 20 de Dezembro de 1999, data da reversão da soberania de Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário