terça-feira, 14 de abril de 2009

Caixa Escolar, desde 1925

década 1950

A Caixa Escolar surgiu no papel em 1919 muito graças ao prof. Lara Reis do Liceu - mais pormenores no livro Liceu de Macau 1893-1999 em http://liceumacau.googlepages.com/ - como uma instituição de solidariedade social que apoiava os estudantes mais necessitados. Uma das primeiras obras foi a construção duma cozinha no pátio da escola central do sexo masculino (ver outro post). Em 1923 a Caixa Escolar recebeu da fábrica de cimento do território 3 toneladas de cimento para que construisse um campo desportivo no Tap Seac. Acabaram por ser 4 campos. Em 1925 foi decido construir-se a sede. Foi a Caixa Escolar que permitiu, através de bolsas de estudo, que muitos estudantes sem possibilidades pudessem continuar os estudos na então metrópole, Portugal.
O imóvel está classificado como Edifício de Interesse Arquitectónico e fica situado no Campo Coronel Mesquita/Tap Seac. Trata-se de um edifício de pequenas dimensões que apresenta influências essencialmente neoclássicas e do movimento “Art Deco” da primeira metade do séc. XX.

2 comentários:

  1. Dear Mister Botas,
    I have pity your blog is writen in only Portugese - there are some nice pictures there but I must take too long on the Google Translation to undertand the meaning.
    Maybe you can think to put some headline in English which most people know, just my idea.
    Thank-you,
    Khun from Thailand (khun.asvaraksh@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Hello Khun,
    I'll try my best. Thanks. JB

    ResponderEliminar