sexta-feira, 1 de maio de 2009

Sarmento Rodrigues

Sarmento Rodrigues no Liceu de Macau, ao Tap Seac, em 1952

1952 é um marco na história de Macau pela simples visita do Ministro do Ultramar de então. Nesse ano, Sarmento Rodrigues faz uma longa viagem às províncias ultramarinas do Oriente, Macau incluído. A viagem foi documentada em filme e livro: "Roteiro do oriente na viagem do Ministro do Ultramar, Comandante Sarmento Rodrigues às províncias portuguesas da India, Timor e Macau no ano de 1952" foi escrito pelo jornalista Barradas de Oliveira.
Só a título de exemplo eis algumas das obras que se devem a esta visita (ver outros post's): Liceu de Macau, estátua Jorge Álvares, Hospital S. Januário, etc.
Sarmento Rodrigues em 1950 era Ministro das Colónias, sendo o primeiro a usar a designação de Ministro do Ultramar quando foi efectuada a reforma administrativa de 1951. São inúmeras as realizações que se devem ao Almirante Sarmento Rodrigues, no exercício deste cargo. Nelas se contam o plano de fomento para o Ultramar, de 1953-58, marcando uma viragem completa da posiçãoo de quase abandono dos territórios ultramarinos, para a multiplicação de projectos de desenvolvimento a todos os níveis. A reformulaçãoo do Hospital do Ultramar e a construção do Instituto de Medicina Tropical, devem-se à sua acção como Ministro do Ultramar.
Fragata Gonçalves Zarco em Macau... o navio em que viajou Sarmento Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário