segunda-feira, 4 de maio de 2009

Avisos "João Lisboa" e "Pedro Nunes"

Aviso João de Lisboa

Estes dois navios repartiam entre si as comissões de serviço de dois anos em Macau (incluindo ainda Goa, índia e Timor) nas décadas de 1940-50. O Pedro Nunes esteve no activo entre 1934 e 1956. O João de Lisboa entre 1937 e 1966. Ambos pertenciam à Classe Pedro Nunes, uma classe de avisos de 2ª classe ao serviço da marinha portuguesa construídos no Arsenal do Alfeite no âmbito do Programa Naval Português da década de 1930. Como avisos coloniais, os navios da classe foram projectados para operarem nos territórios do Império Colonial Português com a missão de defesa da soberania de Portugal. No final da década de 1950 e início da de 1960, foram transformados em navios hidrográficos.

Aviso Pedro Nunes

Começo por recordar uma dessas missões do aviso João de Lisboa em 1949. O navio largou do Tejo em 7 de Março de 1949, em rota pelo Mediterrâneo, escalando Port-Said, Canal do Suez, Aden, Goa, Colombo e Singapura com chegada a Macau a 9 de Maio. Entre os principais eventos durante a sua comissão, contam-se a Revolução Comunista de Mao Tsé-Tung e uma visita à Indonésia (Djakarta) afim de embarcar o novo Governador de Timor. Regressados de Macau a 4 de Julho de 1951, após uma longa viagem de quase 31 meses, entrou o navio a barra do Tejo a 5 de Outubro desse ano, envergando uma flâmula de 30 metros correspondente ao tempo da comissão.

2 comentários:

  1. Meu pai teve a honra de fazer parte da guarnicao do Joao de Lisboa durante a Missao em Cascais. Ainda hoje ele conta-nos sobre tudo o que viveram nesse periodo dificil especialmente marcado pela Revolucao Comunista de Mao Tse-Tung.

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  2. Peu pai Antonio da Encarnação Gravanita, navegou no Pedro Nunes nos anos 40...fez uma comissão em Macau, mas nos anos 60....

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