Depois da 'introdução' do pão de ló no Japão há 5 séculos... no final do século XX Macau foi palco da (re) introdução da Ásia ao pastel de nata. E ultrapassou fronteiras até Hong Kong, Pequim e Taiwan.
Tudo terá começado em 1989, numa altura em que um conhecido cozinheiro português se deslocava regularmente ao Hotel Hyatt, na Taipa, para promover festivais de comida portuguesa. Da emente fazia parte, claro, o pastel de nata.
Um australiano residente em Macau há já vários anos, farmacêutico de profissão, acabou por se interessar. Como se consegue esta massa estaladiça de mil folhas? E este creme? Pouco tempo depois Andrew abriu uma pequena pastelaria em Coloane a que chamou “Andrew’s”. Não tinham o gosto dos originais portugueses. Ele adaptara-os ao gosto asiático, eram maiores, a massa mais pesada, o recheio mais doce e enjoativo... os Portuguese Egg Tarts ou, em cantonês, Portuguese Dan Tat. O sucesso foi tal que as filas faziam-se na rua.
Foi aberta uma filial em Hong Kong. Em Macau também surgiu uma pastelaria no Largo do Leal Senado.
Entretanto, Andrew vendeu a 'sua' fórmula ao Kentucky Fried Chicken que chegara a Hong Kong, Taiwan e mais tarde em toda a China.
“A febre dos Portuguese egg tart varre a cidade de Taipei”, diz o Taiwan Journal, de 9 de Novembro de 1998, e acrescenta existirem sinais por todo o lado desde as longas filas nas pastelarias do centro, aos anúncios de parede, à escassez de ovos nos produtores locais. O jornal informa ainda que, para atrair clientes, até uma loja de venda de computadores havia instalado um armário de vidro sobre o balcão com as famosas tartes.
Parabéns pelo Blog!
ResponderEliminarRecordo que já em 1994 havia várias "pastelarias" em Macau ("sucursais" da 1ª pastelaria em Coloane.
Quero aqui realçar que em Macau se comem os melhores pasteis de nata!MTO superiores aos de Belém!
Em 1998, não posso precisar o mês, no mesmo dia abriram só em HKong mais de 50 filiais de pastelarias de pasteis de nata (de Macau)!
Há aqui que recordar também, que todos os anos em Coloane se realiza um concurso, de quem é que come mais pasteis de nata!
Obrigado Ana, o seu contributo só veio enriquecer o post.
ResponderEliminar