sexta-feira, 24 de abril de 2009

Emílio de San Bruno

Emílio de San Bruno é o pseudónimo literário de Filipe Emílio de Paiva, oficial da marinha, contemporâneo de Jaime do Inso, que esteve alguns anos em Macau no início do século XX, além de servir em outros territórios do então Ultramar.
O Caso da Rua Volong (1928) foi um de três romances escritos para apoiar o esforço colonial português. Este foi sobre Macau os outros sobre Angola e Moçambique.
O Caso da Rua Volong - Scenas da Vida Colonial, Lisboa, Tipografia do Comércio, 1928

3 comentários:

  1. Filipe Emílio de Paiva escreveu um album com anotações da viagem da canhoneira Diu durante a estação de serviço no Oriente em 1903, em 3 volumes. Sua viúva ofereceu à Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1957,o referido album.
    Durante quase 40 anos ali ficou, até ser redescoberto por duas pessoas (o Arqº Jorge Graça e o signatário) que procediam a investigação para o futuro Museu de Macau.
    O assunto e o interesse na sua divulgação acabou por chegar ao conhecimento do Director do Museu Marítimo de Macau,entidade que,em 1997, procedeu à publicação de "Um Marinheiro em Macau 1903 Álbum de Viagem",com o trabalho do 1º Tenente de Marinha (mais tarde Contra Almirante) Filipe Emílio de Paiva, livro que, na minha opinião, é uma preciosidade.

    ResponderEliminar
  2. Caro Armando, concordo consigo; já pude consultar o livro na Biblioteca Nacional e é, de facto, uma preciosidade; pena é que quem pretenda adquiri-lo não o possa fazer... Cumps João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pouco frequente aparecer, mas vai aparecendo. Ainda há duas semanas o adquiri num alfarrabista em Lisboa assim como os outros, A velha magra da ilha de Luanda, e Zambeziana. Aliás a União de Escritores de Moçambique reeditou recentemente este último.
      Rodrigues Vaz

      Eliminar