quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Revista Renascimento

Published as a monthly between January 1943 to September 1945, Renascimento was issued in English and in Portuguese. It is a periodical about the studies of history and science, as well as literature, and is extremely valuable to the studies of Macau.
A revista Renascimento foi criada pelo Governo de Macau e contava com a colaboração da União Nacional. Ainda assim, era uma publicação sem cariz político, apostando masi na literatura, nas artes e na história. Embora de curta existência a revista contou com a colaboração de alguns dos maiores nomes que deram a conhecer a história de Macau: Charles Boxer, José de Carvalho e Rego, Franciso de Carvalho e Rego, Jack Braga, Luís Gonzaga Gomes e Leopoldo Danilo Barreiros. Depois da sua extinção surgiu um jornal com o mesmo nome. Há também referência a uma suplemento deste jornal intitulado "Rádio", da responsabilidade do Rádio Clube de Macau e que terá sido publicado entre Vol. 3, no. 1 (1 Jan. 1946) - v. 3, no. 7 (1 Abr. 1946). Por volta de 1945 o Rádio Clube publicou ainda um jornal intitulado "Rádio Clube de Macau : a voz de Portugal no extremo-oriente".
Nota: sobre a imprensa portuguesa em Macau ao longo dos tempos, tenho publicados diversos post's pelo que aconselho a utilização da pesquisa dentro do próprio blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário