terça-feira, 31 de março de 2009

Autocarros


Os bilhetes de autocarros foram vendidos a bordo pelas bilheteiras até 1989, altura em que os autocarros começaram a operar com cobrança automática de tarifas, i.e., os passageiros introduzem moedas numa caixa quando embarcarem nos autocarros, ficando o condutor a cargo do controlo da caixa de dinheiro.

Os autocarros de dois andares que circularam em Macau durante os anos de 1975 até 1988


O aparecimento em Macau dos primeiros autocarros, conhecidos em chinês por “carro livre”, remonta ao ano de 1919. Devido à falta de regulamentação muitos comerciantes remodelaram camiões baratos para servir de autocarros. Instalaram bancos de madeira na caixa dos veículos e colocaram uma cobertura para abrigo do sol e da chuva.
Posteriormente, começou a aparecer um tipo de veículo fabricado para transporte de passageiros, conhecido em chinês, por “carro para kai fong” (vizinhos ou público). Havia, no início, apenas três veículos deste tipo, mas poucos anos depois, o seu número aumentou para mais de 30, sendo na maioria da marca Ford.
Como o uso dos automóveis particulares não era generalizado naquela altura, passear no “carro para kai fong” passou a ser um dos passatempos dos cidadãos. No apogeu do negócio, havia mais de uma dezena de companhias que operavam “carro para kai fong”. Passados alguns anos, resultado da concorrência do mercado, restaram apenas três companhias em operação.
A Sociedade de Transportes Colectivos de Macau (TCM) era anteriormente conhecida como Companhia de Transporte de Passageiros entre Macau e as Ilhas. Durante os anos 1950, adquiriu várias empresas de autocarros que serviam os moradores da Taipa e de Coloane,  começando  a operar com autocarros públicos.
Em 1986, a Companhia de Transporte de Passageiros entre Macau e Ilhas foi reestruturada  passando a designar-se Sociedade de Transportes Colectivos de Macau, S.A.R.L.
No âmbito da política de trânsito e transportes da ex-administração portuguesa, a empresa TCM passou a operar com autocarros públicos em  Macau e suas ilhas.
A empresa Transportes Urbanos de Macau (Transmac) era anteriormente conhecida como Companhia de Autocarros Fok Lei. Foi fundada em 1952, tendo sido reestruturada em Julho de 1988,  mudando de nome passando  Transportes Urbanos de Macau, em Julho de 1988.
Os primeiros autocarros climatizados foram importados para Macau em 1982, circulavam principalmente entre o Terminal Marítimo do Porto Exterior e o Porto Interior. O conforto oferecido aos passageiros foi o principal factor de sucesso dos autocarros climatizados junto dos cidadãos. E com o desenvolvimento de Macau, a utilização de autocarros climatizados tornou-se generalizada a partir de 1988.
Texto de António Cambeta














2 comentários:

  1. Quando cheguei a Macau em 77 ia da Coronel Mesquita para o liceu de autocarro, carreira número 2. Eram como o da imagem a vermelho. Não tinham porta mas esses "portões" que se vêem na imagem. Lá dentro cheirava a couro velho (dos estofos todos destruídos) e a ao óleo do motor.

    ResponderEliminar
  2. Eu tb cheguei a utilizar o mesmo percurso quando vivi na av. coronel mesquita (ed. caravela) frente ao kun iam tong... foi já em 1988; o autocarro era outro

    ResponderEliminar