Os bilhetes de autocarros foram vendidos a bordo pelas bilheteiras até
1989, altura em que os autocarros começaram a operar com cobrança automática de
tarifas, i.e., os passageiros introduzem moedas numa caixa quando embarcarem
nos autocarros, ficando o condutor a cargo do controlo da caixa de dinheiro.
Os autocarros de dois andares que circularam em Macau durante os anos de
1975 até 1988
O aparecimento em Macau dos primeiros autocarros, conhecidos em chinês por
“carro livre”, remonta ao ano de 1919. Devido à falta de regulamentação muitos
comerciantes remodelaram camiões baratos para servir de autocarros. Instalaram
bancos de madeira na caixa dos veículos e colocaram uma cobertura para abrigo
do sol e da chuva.
Posteriormente, começou a aparecer um tipo de veículo fabricado para
transporte de passageiros, conhecido em chinês, por “carro para kai fong”
(vizinhos ou público). Havia, no início, apenas três veículos deste tipo, mas
poucos anos depois, o seu número aumentou para mais de 30, sendo na maioria da
marca Ford.
Como o uso dos automóveis particulares não era generalizado naquela altura,
passear no “carro para kai fong” passou a ser um dos passatempos dos cidadãos.
No apogeu do negócio, havia mais de uma dezena de companhias que operavam
“carro para kai fong”. Passados alguns anos, resultado da concorrência do
mercado, restaram apenas três companhias em operação.
A Sociedade de Transportes Colectivos de Macau (TCM) era anteriormente
conhecida como Companhia de Transporte de Passageiros entre Macau e as Ilhas. Durante os anos 1950, adquiriu
várias empresas de autocarros que serviam os moradores da Taipa e de
Coloane, começando a operar com autocarros públicos.
Em 1986, a Companhia de Transporte de Passageiros entre Macau e Ilhas foi
reestruturada passando a designar-se Sociedade
de Transportes Colectivos de Macau, S.A.R.L.
No âmbito da política de trânsito e transportes da ex-administração
portuguesa, a empresa TCM passou a
operar com autocarros públicos em Macau
e suas ilhas.
A empresa Transportes Urbanos de Macau (Transmac) era anteriormente conhecida como
Companhia de Autocarros Fok Lei. Foi fundada em 1952, tendo sido reestruturada em Julho
de 1988, mudando de nome passando Transportes Urbanos de Macau, em Julho de
1988.
Os primeiros autocarros climatizados foram importados para Macau em 1982,
circulavam principalmente entre o Terminal Marítimo do Porto Exterior e o Porto
Interior. O conforto oferecido aos passageiros foi o principal factor de
sucesso dos autocarros climatizados junto dos cidadãos. E com o desenvolvimento
de Macau, a utilização de autocarros climatizados tornou-se generalizada a partir
de 1988.
Texto de António Cambeta
Quando cheguei a Macau em 77 ia da Coronel Mesquita para o liceu de autocarro, carreira número 2. Eram como o da imagem a vermelho. Não tinham porta mas esses "portões" que se vêem na imagem. Lá dentro cheirava a couro velho (dos estofos todos destruídos) e a ao óleo do motor.
ResponderEliminarEu tb cheguei a utilizar o mesmo percurso quando vivi na av. coronel mesquita (ed. caravela) frente ao kun iam tong... foi já em 1988; o autocarro era outro
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