sexta-feira, 20 de março de 2009

Ponte Macau -Taipa: a primeira



A construção iniciou-se em 1970... a inauguração aconteceu a 5 de Outubro de 1974. O arquitecto Edgar Cardoso foi o autor do projecto. Tem 3,4 Km de extensão.
Mudou por completo a vida de Macau e das ilhas. Hoje em dia são 3 as pontes que ligam Macau à Taipa.
O seu formato lembra um dragão (cuja cabeça é o hotel Lisboa). Ficou com o nome de Nobre de Carvalho, em homenagem ao governador (1966-1974).
Actualmente é utilizada somente por transportes públicos.

4 comentários:

  1. estas eram moedas de 20 patacas- meu ex-marido recebia o ordenado em numerário nos anos 70 em macau que sempre incluia uma mão-cheia destas moedas além das notas -(também poucas). infelizmete eramos pobres (e parvos) e não guardamos nenhuma para recordação

    ResponderEliminar
  2. linha 4 última palavra -TYPO infelizmente

    ResponderEliminar
  3. tenho centenas... vou pôr aqui mais para recordar

    ResponderEliminar
  4. O comentário que a anónima fez, é bem verdade, porém não eram pobres (nem parvos) os vencimentos é que era pequenos para nos dar-mos ao luxo de guardar moedas de 20 patacas, por essa altura, trabalhava eu nos Serviços de Contabilidade dos Serviços de Marinha, e antes do pagamento ao pessoal, iamos ao BNU buscar o dinheiro, eram sacos e mais sacos com moedas de 20 patacas.
    Tinha o posto de agente de primeira classe e meu vencimento na altura era de 320 patcas, e pagava de renda de casa 180 patacas.
    Outros tempos, enfim!...
    Hoje ofereceram-me uma moeda dessas bem como um envelope do dia da PSP em 1985, cujo selo tem o valor de 2,00 patacas estando representada a ponte Nobre de Carvalho.

    ResponderEliminar