domingo, 22 de março de 2009

Bela Vista e/ou Boa Vista



O edifício foi construído em 1870 como uma mansão privada com vista sobre a praia. Tem todos os traços do neclássico: arcadas, bLúatres, colunas, , arcos de volta inteira... Foi transformado no Hotel Boa Vista, por um jovem inglês, capitão de um barco a vapor, e sua mulher que se apaixonaram pela casa quando a viram da baía da Praia Grande. Durante os cerca de 50 anos seguintes serviu de hotel, sanatório, escola (liceu), abrigo da marinha britânica e até de centro ilegal de jogos. Em 1936, quando a americana companhia de voos Pan Am anunciou planos para uma paragem em Macau no serviço do hidroavião que dava à volta ao mundo, o hotel reabriu como Hotel Bela Vista, esperando pelo negócio turístico. Depois de um ano as perspectivas foram pobres. O Japão invadiu a China e o hotel tornou-se um refúgio para os cidadãos de diversas nacionalidades. Depois da 2ª G. Guerra, o negócio voltou a florescer... Funcionou como hotel até ao final da década de 1980.
Em 1990 o edifício foi classificado como monumento histórico e adquirido pela Shun Tak Holding Ltd. Em 1992 o Hotel Bela Vista surgiu como um hotel de primeira classe e uma das jóias da arquitectura da Ásia. O hotel só tem oito suites, um bar, um restaurante e um terraço arcado, que foi acrescentado à volta de três lados do edifício para uma melhor vista.
O Monsenhor Manuel Teixeira escreveu num pequeno livro a história desde edifício. Um história repleta de imensas histórias.

Sem comentários:

Enviar um comentário