sexta-feira, 27 de março de 2009

Lardim Lou Kau / Lou Lim Ieoc


O Jardim Lou Lim Ieoc, também conhecido por Lou Kau, foi doado à cidade de Macau pelo milionário com o mesmo nome (1837-1906) que se fixou em Macau em 1870. É, pode dizer-se, a jóia dos jardins de Macau. Foi criado pelo comendador chinês que nele construiu um palacete, pavilhões, pequenas grutas artificiais, um lago no qual se encontra a "ponta das nova curvas"... tudo no meio de uma extensa e espantosa vegetação.
Jardim tipicamente chinês! Actualmente existirá apenas um quarto da sua área primitiva.
Cercado de altos muros com entrada pela Estrada Adolfo Loureiro, o primeiro nome deste jardim era Yu Yun, Jardim das Delícias, mas hoje é conhecido por Jardim de Lou Kau (nome do seu proprietário) ou Jardim de Lou Lim Iok (nome do filho primogénito).
Este jardim possuía uma suntuosa residênci, actualmente pertença da Escola Pui Cheng, onde esteve hospedado, em 1911, o Dr. Sun Yat Sen, fundador da República da China.
Em 1973, o governador Nobre de Carvalho(1966-1974) adquiriu o jardim, posteriormente entregue, depois de remodelado, à gestão do Leal Senado e aberto ao público em 1974.

Sem comentários:

Publicar um comentário