segunda-feira, 30 de março de 2009

Fortaleza do Monte





A construção da Fortaleza do Monte teve início em 1617 e ficou concluída em 1626. Ao longo dos séculos a fortaleza foi submetida a um grande número de alterações. Nos primeiros anos da sua existência, a entrada principal, virada a Sul, era utilizada como depósito de munições.
No centro da plataforma superior, existia uma torre com três andares, equipada com canhões em cada um deles. O acesso para a fortaleza faz-se através de um curto trilho sinuoso que leva a uma ampla plataforma na parte superior. Quatro fileiras de casas servem de quartel militar, estando a fortaleza igualmente equipada com poços e um arsenal com capacidade para munições e provisões para sobreviver a um cerco de mais de dois anos. A Fortaleza do Monte foi a principal estrutura do sistema defensivo de Macau, permitindo uma vasta cobertura da costa. De 1623 a 1740, este local também serviu de residência ao Governador português.
Permaneceu como estrutura militar restrita até por volta de 1965, altura em que o quartel foi convertido em observatório meteorológico. Em 1996, os serviços meteorológicos transferiram as suas operações para a Ilha de Taipa.
Em Setembro de 1996, o Governo de Macau mandou demolir a torre de observação meteorológica e, em 1998, o local foi transformado no actual Museu de Macau.

Sem comentários:

Publicar um comentário