quinta-feira, 26 de março de 2009

Jornal Único - Macau, 20 de maio de 1898

Do leque de acções que visavam assinalar os 400 anos da descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama (1498) em Macau (1898) fez parte a edição do Jornal Único. Profusamente ilustrado (fotografias de Carlos Cabral), os textos (em português e chinês) eram da autoria das mais ilutres figuras da sociedade macaense. Políticos, bispo, professores... Camilo Pessanha, Wenceslau de Moraes, Pedro Nolasco da Silva, Tamagnini Barbosa.. só para mencionar alguns. Na capa (a 3 cores) não se esqueceram os nomes de Camões, Amaral e Mesquita. Da eloquência patriótica fazia ainda parte da frase "Honrae a patria que a patria vos contempla".. em letras maiúsculas... por baixo do símbolo da monarquia.
A 20 de Maio de 1898 saíam da tipografia Fernandes & Filhos e Noronha & Ca. "apenas 50 exemplares (com uma aguarella na capa de A. Bello) e nos dias seguintes os restantes á proporção que se fôr fazendo a tiragem das photographias." Cada exemplar custava $2 1/2.
Não obstante o nacionalismo exacerbado dos conteúdos, serve o documento como legado histórico que nos permite hoje, volvidos mais de cem anos, revisitar Macau no final do século XIX.

2 comentários:

  1. Excelente blog, Joao. Parabens.
    Seria excelente se o jornal fosse editado online. Alguma Fundacao ou instituicao poder-se-ia encarregar da tarefa...

    ResponderEliminar
  2. Rogério, concordo. Para o caso de não saber... em 1998 o Governo de Macau e a Livros do Oriente fizeram uma reedição facsimile do jornal. Abraço

    ResponderEliminar