quarta-feira, 23 de abril de 2014

Notícias 'breves': Março a Maio de 1991


Breves – Imprensa portuguesa de Macau
1 de Março, Macau Hoje
O governo de Macau vai decidir hoje a composição de uma Comissão de Técnicos, que irá até 10 de Março a Pequim, para discutir assuntos relativos às obras do aeroporto do território e a navegação aérea, anunciou Murteira Nabo.
2 Março, Tribuna de Macau 
O clube de corridas de cavalos de Macau vai triplicar as receitas até 1992, anunciou esta semana em Hong Kong o empresário Stanley Ho, que assumiu a liderança do CCC no passado mês de Dezembro. Integrada na estratégia da STDM de reactivação do clube, foi também anunciada a introdução de descontos para apostadores nas corridas de cavalos em Macau.
9 de Março, Macau Hoje
Mário Soares começa hoje o segundo e último mandato como Presidente da República Portuguesa. Macau é um projecto nacional e Mário Soares não pode falhar.
O cardiologista José Castel-Branco é o novo director dos Serviços de Saúde de Macau. Foi ontem empossado Director dos SS substituindo Júlio Reis, que terminou a sua comissão de serviço.
9 de Março, Tribuna de Macau
O navio da armada portuguesa Lorcha “Macau” concluiu esta semana uma viagem de 105 dias à Índia e ao Sri Lanka em missão de representação de Macau e Portugal no âmbito do programa das comemorações das descobertas marítimas portuguesas. A Lorcha efectuou uma viagem de 8.600 milhas marítimas, escalando o Vietname, Tailândia, Malásia e Singapura na sua deslocação à Índia e ao Sri Lanka. Capitaneada pelo capitão-tenente Sá Leal e com uma guarnição mista Luso-Chinesa de 13 homens, a Lorcha representou Macau numa série de eventos nos meses de Novembro e de Dezembro promovidos pela comissão territorial para as comemorações dos Descobrimentos, com apoio dos serviços de Marinha, Turismo, de Educação e Instituto Cultural de Macau.
Para participar nas comemorações dos 300 anos da Polícia de Macau, chega hoje ao território o Marechal António de Spínola, na qualidade de chanceler das antigas ordens militares.
18 de Março, Macau Hoje 
A reunião técnica luso-chinesa sobre o impacto sonoro do Aeroporto de Macau, que terminou este fim-de-semana, em Pequim, consagrou o apoio da RPC daquele empreendimento. Orçada em 70 milhões de contos, a obra estava bloqueada há seis meses devido à eventual poluição sonora.
11 de Abril, Macau Hoje
A Administração publicará até ao final do corrente ano legislação que oficializa a Língua Chinesa no território, disse o Chefe da parte portuguesa do Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês. A administração do território procurará activamente a efectivação dos estatutos nas duas línguas, agora acordados entre as partes.
Pedro Catarino esclareceu que as delegações chegaram a um acordo sobre o sistema de emissão do Bilhete de Residente em Macau.
20 de Abril, Comércio de Macau
O 17º Aniversário do 25 de Abril não foi, uma vez mais, à semelhança dos anos anteriores, comemorado oficialmente em Macau, assinalando-se apenas a realização de alguns jantares de convívio promovidos por particulares.
20 de Abril, Editorial do Macau Hoje 
O que nos vai sair é por enquanto uma surpresa. Não sabemos o elenco e o General era major quando esteve por estas bandas, o mesmo é dizer que já se passaram alguns anos. As condições são outras e é preciso que Lisboa, sem excepção, compreenda o projecto de Macau. Será que desta feita Rocha Vieira terá a paciência necessária para explicar tanto a Cavaco Silva como ao próprio presidente o que é necessário para isto funcionar?
20 de Abril, Macau Hoje 
A Associação dos Advogados de Macau (AMM) vai transformar-se em associação de natureza pública e passará a ter poderes semelhantes aos da Ordem dos Advogados de Portugal, segundo um diploma aprovado pelo Governo e apreciado na reunião desta semana do Conselho Consultivo.
1 de Maio, Tribuna de Macau
O primeiro-ministro chinês, Li Peng, disse esta semana que a Lei Básica da futura Região Administrativa Especial de Macau deverá estar concluída em 1993. Falando na sessão inaugural da quarta sessão anual da Assembleia Popular Nacional chinesa, Li Peng sublinhou que o “Governo chinês tem dado passos positivos para assegurar a estabilidade e prosperidade em Hong Kong e Macau e tem feito esforços para proporcionar uma transição de poder sem problemas naquelas duas regiões”. O primeiro-ministro chinês reafirmou, por outro lado, que a China está pronta a aprofundar a cooperação com os Governos de Portugal e da Grã-Bretanha, na base das respectivas declarações conjuntas sobre os territórios de Macau e Hong Kong.
10 de Maio, Macau Hoje
É o general Rocha Vieira, o chamado Governador da esperança e todos estamos à espera que não seja esperança vã.
14 de Maio, Macau Hoje
Em cerimónia realizada na Direcção dos Serviços de Justiça, o Dr. Leonardo de Matos deu ontem posse a um grupo de sete notários privados do território que exercem simultaneamente a advocacia há mais de cinco anos em Macau.

Sem comentários:

Enviar um comentário