quinta-feira, 3 de abril de 2014

Alberto Ló: documentos inéditos e exclusivos

Depois de ter publicado 2 post's (ver em baixo) sobre a história de Alberto Ló (1924-1975) - com a colaboração do Luís Machado - eis que me chega um novo contributo através da filha de José P. Laço Pinto (hoje com 84 anos), Teresa Laço Pinto.
Enviou duas fotografias do espólio do seu pai a quem solicitei as respectivas legendas. Acrescenta ela "o que as fotografias não dizem: o entusiasmo com que o meu pai me relatou em pormenor a história dessas fotografias que eu conhecia desde pequena. A ida do Alberto Ló (e do Luís Reynolds) ao Tortosendo foi realmente um episódio marcante e que mereceu destaque na região. Obrigada mais uma vez pela sua disponibilidade em acolher estas fotografias e a sua história. Até a mim, que nem nascida era, o Alberto Lo, me parece agora maior..."
"Jogo de ténis de mesa entre Alberto Lo (Benfica) e Francisco Craveiro (Unidos Futebol Club do Tortosendo) no dia 8 de Março de 1959. Enquanto responsável pela secção de "ping pong" do Unidos organizei um campeonato, chamemos-lhe assim, para divulgar a modalidade e em especial para os atletas locais poderem ver em acção o grande Alberto Lo que era, à época, o melhor jogador nacional. Esta fotografia foi tirada no Tortosendo (perto da Covilhã) numa fábrica de lanifícios na rua dos Loureiros (ao lado da sede do Clube) onde o armazém e os escritórios foram transformados num pavilhão amplo pois a expectativa gerada nos dias anteriores foi tão grande, que foi necessário improvisar um espaço maior. Eu, José Laço Pinto, lá estou também: fui o árbitro da partida."
Tortosendo: 8 de Março de 1959
"Momento de convívio após a estadia de dois ou três dias dos jogadores do Benfica no Tortosendo. Na fotografia o 1º à esquerda, de lado, é o Américo de Oliveira, tortosendense e jornalista do Jornal do Fundão, depois, eu, José Laço Pinto, o Carlos Gomes a seguir, o José do Nascimento ao centro, e à direita o Alberto Lo e o Luís Reynolds igualmente jogador de ténis de mesa do Benfica. Para todos os que no Tortosendo gostavam e praticavam ténis de mesa foi inesquecível ver o Alberto Lo ao vivo e vê-lo jogar foi uma recordação para a vida. Obrigado, Alberto Lo, não te esqueceremos."
 
Em Abril de 1956 Alberto Ló representou a selecção portuguesa no Campeonato do Mundo de Ténis de Mesa (Ping-Pong) no Japão. Com ele foram seleccionados mais dois macaenses: Raúl Rosa Duque e Augusto Gonçalves. As despesas foram suportados pelo governo de Macau.
Neste mundial Ló teve uma actuação brilhante (ganhou ao que viria  a sagrar-se campeão do mundo) e Gonçalves foi substituído
à última hora devido a lesão por Luís Seac.
Dois anos depois, em 1958, Ló (com 33 anos) chegava a Portugal para jogar pelo S. L. e Benfica onde somou triunfos até 1963 (regressou a Macau) tornando-se num dos atletas mais conhecidos do clube, superando até os do futebol.
Na imprensa da época escrevia-se que era "de outra galáxia".
Para além de ter contribuído para vários títulos colectivos, venceu 4 campeonatos nacionais individuais (57/58, 58/59, 59/60 e 61/62), 4 campeonatos nacionais de pares, 1 campeonato nacional de pares mistos e outros títulos distritais.


Nome: Alberto Ló (português) Ló Kam Sun (chinês).
Data de Nascimento: 7 de Julho de 1924 em Macau.
Filiação: Ló Chin Choi e de Ló Ao Si, ambos chineses.
Estado: casou em 1954 com Vong Git U e tiveram dois filhos: António Ló e Maria Ló.
Profissão: Professor de instrução primária (diplomado), da língua chinesa.
Outras modalidades que praticou: basquetebol e voleibol
Internacionalizações: Vietname, Coreia, China, Estados Unidos, Checoslováquia, Egipto, Austrália, Irlanda, Jamaica, Alemanha, Espanha, Suécia, Bélgica, índia, Suíça, Brasil, Japão e Marrocos.
Clubes que representou: Sport Lisboa e Benfica.
Informações adicionais (incluindo diversas imagens) nestes post's:
http://macauantigo.blogspot.com/2010/07/alberto-lo-o-eusebio-do-ping-pong-1.html

1 comentário:

  1. João Botas, fiquei muito contente por esta história chegar, digamos assim, ao público.
    Agora, ainda fico mais sensibilizada, porque o meu pai faleceu em Fevereiro último e pude a tempo, mostrar as fotografias e contar este episódio na vida do grande Alberto Ló e na de muitos tortosendenses. Obrigada.

    ResponderEliminar