quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fotografias de Ou Ping

Numa pesquisa pela internet sobre Macau de outros tempos o mais provável é encontrarmos fotografias da autoria de Ou Ping embora muitas vezes nem sempre surjam identificadas. Admito que o mesmo se possa passar aqui no blog embora faça todos os esforços para identificar os autores.
Numa das últimas visitas a Macau trouxe comigo vários livros. Entre eles um catálogo - editado pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais e pelo Museu de Arte de Macau - da exposição "Uma Viagem no Tempo-Fotografias de Macau por Ou Ping" realizada em 2005. Ali encontramos centenas de fotografias, incluindo estas.
 
Praia Grande (ao fundo a Guia e a silhueta do Liceu): anos 60
Ou Ping trabalhou durante mais de 40 anos como jornalista no jornal de língua chinesa conhecido pelo título inglês Macao Daily News mas segundo consta nunca ali publicou uma fotografia. Foi ainda vice-presidente da direcção da Associação Fotográfica de Macau e membro honorário da Hong Kong International Vision Association. Iniciou a sua actividade e estudo da fotografia no início da década de 1960, cujo trabalho foi expondo ao longo dos anos em diversas exposições, quer em Macau, quer no estrangeiro, incluindo China e Portugal. Ainda em 2013 esteve patente em Macau a mostra "Traços do Tempo".
Numa entrevista a um jornal local falou sobre os anos 60 e 70 quando tirou a maior parte destas imagens: "Naquele tempo era muito difícil. Não só não tínhamos muito dinheiro para apostar nesta arte, como também éramos olhados com suspeita. As pessoas achavam que por termos uma máquina fotográfica éramos ricos e isso fazia com que não gostassem muito da nossa presença."
Pesca na Taipa ca. 1970
Pesca no Pontão nº 1 do Porto Exterior 
Ponte Macau-Taipa quase pronta em 1973
Mercado Vermelho
 Vista da Penha (anos 60)
Paragem de autocarro na av. Almirante Lacerda (1978)
Azáfama na rua de João de Araújo
Praça de Ponte e Horta (1961)

Sem comentários:

Enviar um comentário