sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Jaime do Inso (1880-1967)

Os Cadernos Coloniais são uma colecção com setenta livros publicados pelas Edições Cosmos entre 1935 e 1941. Abrangeram as diversas colónias que na altura formavam o Império Português.
Este número é da autoria de Jaime do Inso que viveu em Macau no final da década de 1920. Jaime do Inso foi um oficial da marinha que serviu em Macau e participou na pacificação de Timor em 1912. Era membro da geração de orientalistas portugueses que integrava nomes como Wenceslau de Moraes, com quem manteve uma correspondência, Alberto Osório de Castro e Camilo Pessanha, e escreveu vários livros e opúsculos sobre a China e Macau.

Em 1997 foi reeditado este Cenas da Vida de Macau.

2 comentários:

  1. Creio que o Comandante Jaime do Inso de quem agora adquiri duas obras: China e A arte de navegar, teria sido meu vizinho em Santana de Sesimbra quando eu era ainda um jovem, isto, entre 1960 e 1965. Gostaria que alguém me esclarecesse a este respeito.
    Luís Trindade Chagas

    ResponderEliminar
  2. Possuo um..exemplar..do..livro..China..de.Jaime..do..Inso..de..1936..autografado..pelo..autor..alguém..poderia..me..informar..mais...a..respito..??

    ResponderEliminar