quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cruzador S. Gabriel: viagem de circumnavegação

Livro da autoria de J. Pinto Bastos editado pela Livraria Ferreira, em 1912.
António Aloísio Jervis de Atouguia Pinto Bastos foi oficial da armada e ajudante de campo dos reis D. Carlos I e D. Manuel II. Zarpando da barra do Tejo em Dezembro de 1909, este vaso de guerra da marinha portuguesa rumou para o Atlântico Sul, tocando o Brasil e o Uruguai antes de passar o Cabo Horn.
Depois de visitar a costa ocidental das américas, transpôs o Pacífico, visitando sucessivamente o Hawai, o Japão, a China (Xangai, Hong Kong, Macau), as Filipinas e Timor português, antes de regressar a Lisboa em Abril de 1911. No Japão: encontro com Venceslau de Morais, jantar em Osaka com geishas, visita à trepidante Tóquio, aos templos de Nara e aos teatros de Kyoto, mas também aos impressionantes estaleiros e arsenais do novo e poderoso Japão. Na China: a Xangai feérica e pobre, Hong Kong, praça forte inglesa, Macau adormecida na evocação de grandes feitos pretéritos.

1 comentário:

  1. Gostaria de saber mais do cruzador São Gabriel, como a lista de tripulantes na época da Grande Guerra. Meu avô foi um dos tripulantes, daí meu interesse em saber mais.

    e-mail: goncalcl@gmail.com

    ResponderEliminar