sábado, 1 de fevereiro de 2014

Dança do Leão e Dança do Dragão

Dança do Leão: década 1970
Tal como acontece como muitos aspectos da cultura chinesa, também as origens e características da Dança do Leão diferem de região para região. No que ao Sul diz respeito (a que pude testemunhar em Macau) esta dança serve para exorcizar espíritos maléficos e para invocar sorte e felicidade. Daí que seja muito habitual haver destas danças durante as festividades mais importantes, como o ano novo lunar ou na inauguração de espaços comerciais. O leão do Sul distingue-se pela vasta variedade de cores, pela cabeça com grandes olhos, um espelho na testa e um chifre.
O Leão é um animal que não existia na China (existiam tigres) e a dança está ligada a uma lenda da Dinastia Tang  (618 – 907 a.C.). O ritmo musical é marcado por um gongo, pratos e um tambor. No espectáculo o Leão é manuseado por duas pessoas, mas pode ser apenas por uma.
Desfile do Dragão junto ao hotel Lisboa: década 1980
 Dragão com 238 metros no Ano Novo Lunar do Cavalo (2014) no Largo do Senado.
Em cima foto de Manuel Cardoso. Em baixo foto de António Sotero
A Dança do Dragão remonta à Dinastia Han (206-220 a.C.). Começou por estar ligada aos rituais para desejar boas colheitas. Na dança, o dragão é formado por três partes: cabeça, corpo e cauda. Quanto mais comprido for o dragão mais homens são necessários. A própria dança segue um ritual. Por exemplo, só começa depois do 'pintar'/'benzer' dos olhos do dragão que normalmente é feito pela mais alta individualidade presente na cerimónia. A explicação é simples: a alma do dragão depende dos olhos e o dragão só é considerado vivo depois desta cerimónia.
Quem já assistiu à dança por certo reparou no homem que segura um mastro com uma bola na ponta. Esta bola está sempre à frente do dragão e tem por função dirigir a dança. É a chamada "bola do dragão" (com que ele brinca). O ritmo da dança é marcado por vários tambores sendo que em nenhum momento o dragão deixa de se movimentar.
Nota: Com este post não se pretende dar uma explicação exaustiva sobre o tema (não me referi, por exemplo ao simbolismo do leão e do dragão na cultura chinesa), mas apenas retransmitir os conhecimentos e experiência que adquiri durante os anos que vivi em Macau.
Gov. Nobre de Carvalho 'dá vida' ao Dragão no ano novo lunar de 1974. Foto de JR

Sem comentários:

Enviar um comentário