sábado, 12 de outubro de 2013

Ponte Macau-Taipa: 1969-1974

6 Setembro 1969 – Constituída a Comissão para aceitação das propostas do concurso da obra da Construção da Ponte Macau-Taipa (B.O. n.º 36)
6 Dezembro 1969 – Nasce o «Gabinete da Ponte Macau-Taipa» para fiscalizar a empreitada da futura ponte. (B.O. n.º 49)
30 Dezembro 1969 – Anunciada, pelo Governador Nobre de Carvalho a aprovação da construção da Ponte Macau-Taipa, cuja conclusão está prevista para 1972. Para tanto, deslocou-se ao Território nesta data o Engº Edgar Cardoso, autor do projecto da nova ponte.
7 Fevereiro 1970 – O Governo de Macau toma medidas financeiras para construção da ponte Macau-Taipa; a obra escalonada em 5 fracções, de 1969 a 1973, não deverá ultrapassar 70.411.126$00 Escudos (a autorização vem da Direcção Geral da Fazenda) .
1 Junho 1974 – A Junta de Salvação Nacional manda rever o contrato da obra de construção da Ponte Macau-Taipa, no sentido de ser assegurada a cobertura dos encargos que excedem o custo inicialmente previsto, dentro de um escalonamento novo com desenvolvimento ao longo dos anos de 1974 a 1976. 
18 Setembro 1974 – Regime de Portagem na Ponte Macau-Taipa
5 Outubro 1974 – Inauguração oficial da Ponte Macau-Taipa, com o nome de Ponte Governador Nobre de Carvalho. A cerimónia está incluída na celebração do 64.º aniversário da implantação da República Portuguesa. É a primeira ponte que liga Macau à Ilha da Taipa. Antes disso, a passagem era feita de lancha, mediante um horário pré-estabelecido que, entretanto, se subordinava às marés e às condições atmosféricas. Tem 3,78 Km de comprimento e levou cerca de 5 anos a ser construída.
Fotos ca. 1972 (acima) de Lee Chu-Too

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