sábado, 13 de outubro de 2012

Tung Sin Tong: desde 1892

Tung Sin Tong é a designação da associação chinesa de beneficência mais antiga de Macau. Foi criada em 1892. Na imagem acima o edifício da associação no início do século 20 é o que tem os caracteres chineses no lado direito. Neste local seria construído o edifício dos Correios no final da década de 1920.  
Inicialmente a Tung Sin Tong estava localizada na rua de S. Domingos local de onde passou para este edifício. A expropriação por parte do governo obrigou à transfrência para um outro espaço na rua de Camilo Pessanha.
O fundador foi Ho Lian Hong. Os estatutos foram publicados no Boletim do Governo a 2 de Dezembro de 1892. Esta instituição foi desde o seu início bastante apoiada por fundos directamente decididos pelo governador. 
A 25 de Março de 1939 a direcção da TST decidiu "colocar, com respeito, o venerável retrato do Governador para perpétua memória" na sua sede. A ideia era até outra. A TST planeava erguer uma estátua de bronze para o governador Artur Tamagnini de Sousa Barbosa, mas como este se opôs à ideia o valor que se estimava gastar com a estátua foi canalizado para os pobres. A TST teve um papel primordial durante os difíceis anos da guerra sino-japonesa e da guerra do pacífico. Ainda hoje continua a ajudar os que mais precisam.
Farmácia inaugurada na década de 1940 com apoio do gover
nador Gabriel Maurício Teixeira






O edifício no Largo do Senado no início do séc. XX
Em 8 de Junho de 1988 o Governo de Macau ofereceu uma medalha de mérito filantrópico à Tung Sin Tong.

Sem comentários:

Enviar um comentário