segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mapa de origem chinesa: final séc. XVIII

Mapa de origem chinesa representando Macau e a zona costeira do Sul da China no final do séc. 18. É similar, na forma e no contéudo "aos seis mapas em Hai quo wen jian lu (Relatos de testemunhas das regiões costeiras) de Chen Luntong" feito em 1730.
A partir da leitura dos nomes dos lugares os especialistas conseguem datar a sua origem entre 1787 - 1820. Um texto introdutório afirma que ele foi compilado no interesse da defesa costeira. O mapa de pergaminho contém centenas de nomes de lugares e deve ser lido da direita para a esquerda. Notas intercaladas com intervalos irregulares nas rotas e roteiros marítimos. As distâncias são dadas em Li, uma medida que foi mudando ao longo dos tempos. A qualidade da caligrafia e da cartografia sugere que o mapa tenha sido feito para o imperador. Aqui é mostrada a foz de Zhu Jiang (Rio Pérola) e a área de Macau (ver imagem em baixo para maior detalhe).
O texto relata: "A região costeira de Xing Hui e Hu Men na província de Cantão consiste em um importante ponto estratégico, ao qual deve ser dada atenção suficiente à sua defesa. Esta região é fortemente infestada de foras da lei no interior do rio e piratas no mar que possuem livre acesso de navegação. Ela também compartilha uma fronteira com Macau, onde barcos e navios estrangeiros visitam frequentemente. Estes navios estrangeiros devem ser sempre vigiados. Macau é o mais antigo assentamento europeu na Ásia, criado em 1557 pelos Portugueses, que na época dominavam o comércio europeu com a Ásia."
Autoria atribuída a
Arthur W. Hummel (1884-1975) tendo sido criado entre 1787 e 1820. Texto e imagens disponibilizados pela Bilioteca Mundial Digital da Unesco

Sem comentários:

Publicar um comentário