Foto da década de 1950-60 cedida por JD e na década de 1930-40 numa foto de José Neves Catela |
A rua "5 de Outubro" (ou Cinco de Outubro - 十月初五街 ) é uma das ruas que 'atravessa' a San Ma Lou. Começou por chamar-se Rua Nova de El-Rei (皇家新街) mas a partir de 1910, com a implantação da República em Portugal, (5-10-1910) e o fim da monarquia, passou a chamar-se Rua de Cinco de Outubro.
"A Rua 5 de Outubro é o coração do bairro china de Macau, onde ressalta, com extraordinário brilho, todo o pitoresco desconcertante da vida chinesa das ruas, alacre de cores, com as suas casas de tabuletas características que são um dos atractivos que nos enfeitiçam nos meandros do Bazar".
Jaime do Inso sobre um quadro de Fausto Sampaio (na imagem de cima)
Na comunidade chinesa a rua é conhecida por Si Mang
Kai, ou seja, a tradução do nome Simão (Rua do Simão). Este Simão deverá ser Simão Peres de Andrade, irmão de Fernão Peres de Andrade. Na época, séc. XVI, havia ainda nesta zona um cais com o mesmo nome. A rua começa junto à rua do Norte
na Rua da Ribeira do Patane e vai terminar na travessa Cinco de Outubro,
junto à Rua das Lorchas.
Em mapas de origem chinesa (dinastia Ming) podem encontrar-se as seguintes referências: 大碼頭 "Cais Grande" ou 十八間 "18 Casas". Junto à alfândega (税館) é possível ver um barco que representaria o cais do Simão - 呬𠵼碼頭 - e a estrada ficou conhecida por 呬𠵼街.
Nos registos mais antigos que encontrei o nome desta artéria em chinês era 呬𠵼街, um nome que não tem qualquer significado. Mas foneticamente dá algo como "Simão" (呬𠵼).
Sem comentários:
Enviar um comentário