sábado, 28 de novembro de 2009

Família "Abecassiz" no início do século XX

Duarte Monteverde Abecasis and Maria Krus Abecasis em 1918 em Macau

Duarte Monteverde Abecassis (n. 1892) foi um engenheiro civil português (m.1966). Licenciou-se em 1915. Foi director das Obras dos Portos de Lagos, Vila Real de Santo António, Faro, Olhão e Barra de Aveiro, director-geral do Serviço Hidráulico e Eléctrico, secretário-geral do Ministério das Obras Públicas, presidente do Conselho das Obras Públicas e procurador à Câmara Corporativa.
Casou em Lisboa, em 1916, com Maria Amélia Krus, filha de Carlos Krus, director da Companhia Carris de Ferro, e de sua mulher Josefa Paula Perez y Mendes, nascida em Madrid. Foi pai de Nuno Krus Abecassis, nascido em Macau em 1919. Morreu em 2011.
O casal chegou a Macau em 1918 (na foto). Monteverde tinha na altura 26 anos e a sua experiência profissional é requerida para as obras do Porto de Macau onde desempenha as funções de engenheiro adjunto da Missão de Melhoramentos do porto de Macau (1918-1925). Em 1925 escreve o livro "As obras do porto de Macau" e "Relatorio da missao de estudo a alguns portos do Oriente, America do Norte e Europa em 1920-1921".
Em 1932 foi feito Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo em 1947 e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1963. Carlos e José Duarte Kruz Abecassiz (os filhos do casal) em 1919 em Macau com a ama "Maria"

4 comentários:

  1. Engracado encontrar aqui um bocadinho da historia da minha familia. Nao sei onde encontraste, mas obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Olá Gonçalo, se pretender partilhar mais dados sobre o período de Macau da sua família, faça favor. Nem que seja só mais "um bocadinho". Cumps JB

    ResponderEliminar
  3. Eu sou filha do bébé do carrinho e já tenho 4 netas. Gostava de partilhar um bocadinho do então de Macau!

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa,
    no que eu puder disponha; no blog pode pesquisar por fotos e relatos de Macau no início do século XX. Se pretender partilhar o que se recorda ou o que lhe contaram da sua infância, pode contactar-me pelo e-mail macauantigo@gmail.com
    Cumps
    JB

    ResponderEliminar