segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Uma Viagem de Volta ao Mundo, Incluindo uma Embaixada de Muscat e Siam em 1835, 1836, e 1837

"Em 1832, Andrew Jackson, presidente dos EUA, agindo com base no parecer do Secretário da Marinha, Levi Woodbury, enviou Edmund Roberts como "agente especial do governo", com poderes para negociar tratados de amizade e comércio com os países da Ásia.
O objectivo era expandir o comércio entre estes países e os Estados Unidos. Entre o início de 1832 e Maio de 1834, Roberts circunavegou o globo. No decorrer de sua viagem, ele negociou tratados com o Sultão de Mascate (Omã) e com o Rei do Sião (Tailândia). Após seu regresso aos Estados Unidos e a ratificação dos tratados pelo Senado, Roberts foi mandado de volta, em 1835, a Mascate e ao Sião para a troca das ratificações. Esta obra, escrita pelo cirurgião do navio que levava Roberts, é um relato da segunda viagem. Além de Mascate e do Sião, outros países visitados durante a viagem e descritos nesta obra incluem: Brasil, Tanzânia, Índia, Sri Lanka, Indonésia, China, Vietname, México, Perú e Chile. O próprio Roberts não viveu para completar sua missão. Morreu em Macau em 12 de junho de 1836."
in Biblioteca Digital Mundial

Segundo o Monsenhor Manuel Teixeira foi colocado um epitáfio escrito em inglês que traduziu para o português: "Restos mortais do cavalheiro Edmundo Roberts, especial diplomata e agente dos Estados Unidos junto de algumas Cortes Asiáticas, o qual faleceu em Macau a 12 de Junho de 1836, na idade de 50 anos. Planeou e executou até ao fim sob instruções do seu governo, tratados de amizade e comércio entre os Estados Unidos e as Cortes de Muscate e do Sião. Erecta à memória do cavalheiro Edmundo Roberts, de Portsmouth New Hampshire, pelos cidadãos dos Estados Unidos residentes em Cantão, 1836".

Sem comentários:

Enviar um comentário