quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Túneis subterrâneos do antigo Quartel da Guia

A Fortaleza do Monte da Guia tem um formato trapezoidal, a cerca de 90 metros acima do nível do mar (o ponto mais elevado do Território). A sua construção foi concluída em 1622 (tendo sido ampliada em 1638). No seu interior estavam as dependências de serviço: Quartel de Tropa, Paiol, torre de vigia e cisterna. Ocupa uma área de 800 metros quadrados.
No seu interior destacam-se a Capela de Nossa Senhora da Guia, erguida por volta de 1622, e o Farol da Guia, o primeiro farol do Extremo Oriente, construído em 1865.
Dentro da fortaleza, perto do Farol e da Capela, existe uma rede de túneis subterrâneos que, à época da Segunda Guerra Mundial, tinham a função de proteger a guarnição dos ataques aéreos. Serviam também de instalações militares com os seus próprios geradores de energia eléctrica, salas de descanso e depósitos de combustíveis e de mantimentos. O túnel mais comprido tem 456 metros e o mais curto apenas 47. Desde 1975 (ano da partida da guarnição militar portuguesa) parte destes túneis podem ser visitados, uma vez que a área deixou de ser classificada como zona de reserva militar. Até então, só no dia 25 de Agosto (dia de "Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior") e no dia do Culto dos Antepassados (ou também chamada, em chinês, de "Chong Yeong") é que era permitido a entrada de fiéis para a Capela, dedicada a Nossa Senhora da Guia.
Na fortaleza, próximo do Farol, existe um poste onde é içado o aviso de aproximação de tufões. Antigamente, os avisos da aproximação das tempestades eram feitos pelo toque do sino da torre da capela.

Sem comentários:

Enviar um comentário