terça-feira, 10 de novembro de 2009

António Augusto Menano

Escritor e pintor. Nasceu em Coimbra em 6 de Maio de 1937. Viveu sempre na Figueira da Foz, excepto em 1957/59 (Coimbra), 1960 e 1962/63 (Lisboa), e de 1988 a 1992 (Macau). Entre 1982 e 1988 foi vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde entre 1993 e 1997 chefiou os Serviços Culturais.
Visitou muitos países da Ásia, esteve no Brasil, na Colômbia, Cuba e nos Estados Unidos da América. Conhece a generalidade da Europa e a Tunísia. Em todas estas derivações visitou museus, galerias de arte, estúdios de pintores, monumentos, além de ter contactado com as populações.
Escritor com 16 livros publicados, está representado em 15 antologias. Tem poemas traduzidos em chinês.
Colaborou em publicações de Angola, Brasil, Espanha, Macau, Moçambique e Portugal. Ganhou 3 prémios nacionais de poesia: Sebastião da Gama, Oliva Guerra e Fânzeres; e teve menções honrosas nos Prémios Fernando Pessoa, Bocage e Universitária Editora.
Expôs em Portugal, Macau, França. Espanha e Estados Unidos, estando representado no S. T. de Justiça, Fundações Bissaya Barreto e Cupertino de Miranda, SPA, Instituto Português do Oriente, Câmaras Municipais de Coimbra, Montemor-o-Velho, Figueira da Foz e em outras colecções públicas e privadas.
Foi seleccionado para o Prémio Nacional de Pintura Júlio Resende, 1997. Escreveram sobre a sua pintura Arsénio Mota, Baptista Bastos, Margarida Marques Matias, Manuel Bontempo, Telo de Morais, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário