domingo, 8 de dezembro de 2019

Macaenses prisioneiros de guerra

Depois da invasão japonesa de Hong Kong (foto acima) a 8 de Dezembro de 1941 - poucas horas depois do ataque a Pearl Harbour - muitos portugueses/macaenses (luso-descendentes oriundos de Macau)  que tinha ali uma importante comunidade - lutaram e morreram na defesa da colónia britânica incorporados na Hong Kong Volunteer Defence Corps - Companhias nº 5 e 6 com um total de 200 homens - no que ficou conhecido como a Batalha de Hong Kong. Os que se tornaram prisioneiros de guerra - p.o.w., num total de 7000 de diferentes nacionalidades - foram internados em campos de concentração não só em Hong Kong (Sham Shui Po and Stanley) como também no Japão onde foram usados como mão de obra escrava.
A rendição de Hong Kong no dia de Natal, 25 de Dezembro de 1941, e ficou conhecida como "Black Christmas".
Grupo de prisioneiros - das companhias 5 e 6 acima referidas - fotografados a 28 de Agosto de 1945 no Campo de Prisioneiros de Sendai (Japão), quase duas semanas depois da rendição japonesa.

Postal do Serviço de Prisioneiros de Guerra da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Macau. Data de 1944 e foi enviado de Macau para Hong Kong. O postal tem como destinatário um campo de prisioneiros de guerra em Hong Kong (Camp N), colónia britânica invadida pelos japoneses no início de Dezembro de 1941. 
Carmelina Rodrigues, refugiada em Macau oriunda de Hong Kong, recorreu aos serviços da Cruz Vermelha Portuguesa - Serviço de Prisioneiros de Guerra para fazer chegar notícias a um familiar, muito provavelmente o marido, capitão José S. Rodrigues.
Panorâmica de Macau na década 1940: 
ao centro o Hospital de S. Rafael, actual consulado de Portugal em Macau.
Sugestão de leitura: "Macau 1937-1945: os anos da guerra", João F. O. Botas, IIM, 2012

1 comentário:

  1. Do primeiro livro que eu li em Macau, o título era; HONG KONG RENDEU-SE AO ANOITECER. Lembro-me do nome, as do seu conteúdo nada me recorda, convenhamos que já lá vão quase 47 anos.

    ResponderEliminar