sexta-feira, 14 de março de 2014

Feira em Lisboa e Exposição em Coimbra

O Turismo de Macau está presente na BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre até domingo na FIL, em Lisboa. "Através deste certame, pretende-se a alavancagem da contratualização turística entre operadores portugueses, macaenses e chineses, dando continuidade ao trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido com os operadores portugueses", explica o Turismo de Macau. 
No centro do stand está em destaque a flor-de-lótus, símbolo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), que fará a ponte entre o "Macau moderno e dinâmico" e o "Macau antigo e singular, classificado em 2005 pela UNESCO como Património Mundial", pode ainda ler-se no comunicado. Como é habitual, o Turismo de Macau leva à BTL uma calígrafa e uma artista que tocará peças musicais chinesas num Guzhang, um instrumento musical tradicional chinês.
Em Coimbra esta sexta-feira é inaugurada a exposição de fotografia "Cultos, Templos, Ou Mun" que regista momentos de espiritualidade do Ano Novo Lunar em Macau captados por Vítor Cordeiro. A anteceder a inauguração, pelas 18h30, o autor profere uma palesta sobre o tema e a sua visão pessoal da fotografia.
"No momento em que registo uma imagem posso fazê-lo porque me seduz, me toca de qualquer forma. No entanto, quando sinto que ela pode transmitir algo, que pode ser mensagem, aí descubro que é importante partilhá-la, atingindo assim a sua verdadeira dimensão ao permitir ao outro penetrar no seu íntimo. O tema surgiu naturalmente, por ter um vasto leque de material disponível e também pelo gosto de partilhar imagens que registam momentos de vivência de espiritualidade de outras culturas, neste caso durante o Ano Novo Lunar em Macau (Ou Mun), nos templos A Ma e Kun Iam T’ong.
As imagens foram registadas entre 1992 e 1999, em película preto e branco, nos formatos 135 mm e 6x6 cm e ampliadas pelo autor para as dimensões 30x40 cm e 30x30 cm, respectivamente. Que cada visitante se sinta transportado no espaço e no tempo a esse cantinho da Ásia e envolvido no ambiente de cada imagem."
A exposição estará patente na Sala Ingenium da Sede Regional da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra  - Rua Antero de Quental, 107 - até 31 de Maio.
No Centro Comercial Amoreiras (Lisboa), até ao dia 20 está patente a exposição de fotografia da autoria do fotógrafo macaense Manuel Cardoso, intitulada “Primavera Dourada". São 30 fotografias para ver no átrio da escadaria central, piso 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário