A Casa de Chá Long Wa abriu ao público em 1962 (embora surja muitas vezes referenciado 24.6.1963). O edifício fica junto ao Mercado Vermelho (Rua Norte do Mercado) e tem três andares. Foi inicialmente estabelecida pelo negociante de Hong Kong Ho Fung. Nos primórdios da Casa de Chá Long Wa também eram realizados banquetes e confecionados bolos de casamento.
Destaca-se pelo estilo art-déco com uma varanda em redor e as janelas de estrutura em ferro de cor verde garrafa. Apesar do forte desenvolvimento do território a actividade comercial não esmoreceu e a segunda geração da família deu continuidade ao negócio. Actualmente quem gere o espaço é o simpático Ho Ming Tak (ou Tak Ko – irmão Tak) que insiste em dar continuidade à tradição familiar proporcionando os verdadeiros amantes de chá (em especial da região de Guangdong) uma experiência única.
Para o actual proprietário o segredo da longevidade e sucesso do negócio está na aposta constante na frescura das folhas de chá. Abre bem cedo (por volta das sete da manhã) e encerra às duas da tarde. O menu é apenas em chinês mas não será difícil pedir… Basta olha para a mesa do lado e apontar. Quero aquele.. aquele… e aquele.
Os ingredientes não podiam ser mais frescos já que o mercado fica do outro lado da rua.
Nas paredes destaque para os inúmeros quadros com caracteres chineses e as fotografias que os visitantes mais famosos fazem questão de tirar com o dono do estabelecimento.
O espaço já faz parte dos roteiros turísticos do território e atrai gente de todos os cantos do mundo a Macau, em especial os amantes de chá: Malásia, China, Japão, Singapura e Hong Kong.
Não menos interessante é apreciar (um hábito menos frequente hoje em dia comprado com outros tempos) os clientes que ali vão com os pássaros nas gaiolas de madeira e outros com os seus grilos. Tempos houve em que à entrada uma senhora vendia gafanhotos vivos que serviam de pequeno-almoço para os pássaros.
Não deixe de apreciar os bonsais no balcão e as diferentes variedades de chá muitas das vezes amontoados às resmas em sacos de grandes dimensões. A decoração do espaço praticamente não mudou desde 1962.
PS: artigo publicado na coluna "Macau Antigo" do JTM de 20.3.2014
Destaca-se pelo estilo art-déco com uma varanda em redor e as janelas de estrutura em ferro de cor verde garrafa. Apesar do forte desenvolvimento do território a actividade comercial não esmoreceu e a segunda geração da família deu continuidade ao negócio. Actualmente quem gere o espaço é o simpático Ho Ming Tak (ou Tak Ko – irmão Tak) que insiste em dar continuidade à tradição familiar proporcionando os verdadeiros amantes de chá (em especial da região de Guangdong) uma experiência única.
Para o actual proprietário o segredo da longevidade e sucesso do negócio está na aposta constante na frescura das folhas de chá. Abre bem cedo (por volta das sete da manhã) e encerra às duas da tarde. O menu é apenas em chinês mas não será difícil pedir… Basta olha para a mesa do lado e apontar. Quero aquele.. aquele… e aquele.
Os ingredientes não podiam ser mais frescos já que o mercado fica do outro lado da rua.
Nas paredes destaque para os inúmeros quadros com caracteres chineses e as fotografias que os visitantes mais famosos fazem questão de tirar com o dono do estabelecimento.
O espaço já faz parte dos roteiros turísticos do território e atrai gente de todos os cantos do mundo a Macau, em especial os amantes de chá: Malásia, China, Japão, Singapura e Hong Kong.
Não menos interessante é apreciar (um hábito menos frequente hoje em dia comprado com outros tempos) os clientes que ali vão com os pássaros nas gaiolas de madeira e outros com os seus grilos. Tempos houve em que à entrada uma senhora vendia gafanhotos vivos que serviam de pequeno-almoço para os pássaros.
Não deixe de apreciar os bonsais no balcão e as diferentes variedades de chá muitas das vezes amontoados às resmas em sacos de grandes dimensões. A decoração do espaço praticamente não mudou desde 1962.
PS: artigo publicado na coluna "Macau Antigo" do JTM de 20.3.2014
A decoração do espaço praticamente não mudou desde 1963
Um dos raros 'sobreviventes' aos tempos modernos
O local ideal para um pequeno almoço na boa tradição chinesa:
Iam/Yum Cha à moda antiga e pratos dim sum.
Casa de Cha Long Wa/ Long Wa Tearoom is na old fashioned Chinese Tearoom founded in Macau in 1962. There is not much in the way of fancy décor, although there are quite a few nice Chinese ornaments, but the place is nice, with large windows all around, through which you can watch the street scene.
The owner of Long Wa keeps the tea aromatic and fragrant. For him this is the secret to attract customers. This means never neglecting the freshness of the tea leaves. He also pays careful attention to the naturalness of the atmosphere.The Long Wa Restaurant (Tea House) sits on a corner and has windows opening on three sides, and is warm in the winter and cool in summer even without air conditioning.
Big Brother Deh is a man of graceful manners, and he counts among his friends many filmmakers and artists. Over the years, the teahouse has held exhibitions of calligraphy, paintings, photographs, and other works of art. The teahouse is filled with treasured teas and antique furnishings, giving it a distinctive feel not to be found elsewhere. Its elegant atmosphere attracts customers in droves from around the region including mainland China, Japan, Malaysia, Singapore, and Hong Kong.
The owner of Long Wa keeps the tea aromatic and fragrant. For him this is the secret to attract customers. This means never neglecting the freshness of the tea leaves. He also pays careful attention to the naturalness of the atmosphere.The Long Wa Restaurant (Tea House) sits on a corner and has windows opening on three sides, and is warm in the winter and cool in summer even without air conditioning.
Big Brother Deh is a man of graceful manners, and he counts among his friends many filmmakers and artists. Over the years, the teahouse has held exhibitions of calligraphy, paintings, photographs, and other works of art. The teahouse is filled with treasured teas and antique furnishings, giving it a distinctive feel not to be found elsewhere. Its elegant atmosphere attracts customers in droves from around the region including mainland China, Japan, Malaysia, Singapore, and Hong Kong.
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