No registo sobre um processo legal iniciado pelo Venerável Sin Kang, O Bonze do pagode da Barra, para a posse dos activos do pagode, há um plano de um edifício no terreno situado nos números 2, 4 e 6 da Rua da Ribeira do Patane em 1904. No mesmo ano, um comerciante solicitou a aprovação do governo para o estabelecimento de uma fábrica de cigarros no edifício de número 2 da mesma rua, bem como uma loja para a venda de pólvora para os pescadores no edifício adjacente.
Na década de 1930, no terreno havia um prédio de dois andares composto de um mercado, no piso térreo e um teatro no andar superior. Em outro registo (MO/AH/AC/SA/01/14630), contém um pedido de um cidadão de Macau, Alfredo Maria de Luz, para a aprovação do governo para o estabelecimento do Teatro Nanking e uma licença para funcionamento de 1 de Janeiro de 1934.
De acordo com informações, o Teatro Nanking foi adaptado para se tornar um Centro de Lazer dos Trabalhadores, que começou a operar em 22 de Julho de 1956. Não houve mudança significativa para a função do prédio. O piso térreo manteve-se como um mercado até o Mercado Municipal do Patane ser inaugurado em Abril de 1976, e o piso superior foi utilizado para abrigar o teatro do Centro de Lazer dos Trabalhadores.
Actualmente as obras de construção da nova sede da Federação das Associações dos Operários de Macau estão sendo realizadas no terreno.
A planta de 1904 dos nros 2 4 e 6 da Rua da Ribeira do Patane e o teatro Nanking (ao centro) numa foto da década de 1940
Texto e imagens Arquivo Histórico de Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário