Sexta-feira, 19 de Outubro de 1973.
Bilhete de cinema (Nam Van) a 4.90 mop para ver um filme de Bruce Lee (Enter the Dragon).
Este cinema (um dos muitos que Macau foi tendo) foi inaugurado em 1964 e demolido cerca de 1995. Era na época o maior, no ecrã (60 foot wide screen) e na lotação (1600 pessoas). Hoje o edifício que o substituiu 'mantém' do original a fachada ligeiramente arredondada. Fica na av. Infante D. Henrique, perto da rua Dr. Pedro José Lobo.
Foto de António Cambeta. O filme em exibição é de 1962. Em Portugal só estreou em 1977. |
"Enter the Dragon" foi o último filme protagonizado por Bruce Lee antes da sua morte a 20 de Julho de 1973. O filme estreou na então colónia britânica, Hong Kong, seis dias depois da sua morte. Foi o primeiro filme de artes marciais a contar com a produção de Hollywood. Outra curiosidade: o facto de entre os duplos estar Jackie Chan que também interpreta um pequeno papel. Segundo reza a história a morte prematura de Buce Lee fez com que a versão final do filme ficasse diferente do que ele pretendia. Ou seja, fazer do filme não exclusivamente uma montra de artes marciais mas mostrar ao mundo a riqueza da cultura chinesa. Ainda assim, terá atingido o seu objectivo. Em 2004 a Biblioteca do Congresso dos EUA classificou a obra como de "culturalmente significante" passando a fazer parte de uma lista restrita de 550 filmes "culturally, historically or aesthetically significant".
Entre os diversos posts sobre Bruce Lee e Macau sugiro este
http://macauantigo.blogspot.com/2010/01/fist-of-fury-filmado-em-macau-em-1971.html
Filme exibido em 1964 O cinema transformado em Banco Overseas Trust Na década de 1960 e na de 1990 |
Estimado Amigo e Ilustre Escritor, João Botas,
ResponderEliminarBelos tempos esses que se viviam em Macau, havia inúmeras casas de cinemas e a era na altura o único divertimento dos habitantes.
Nos dias de hoje existe somente 4 casas de cinema.
Me recordo com muita saudade do Kam Seng, Oriental, Capitolio, Imperio, Apolo, Lai Seng, Alegria ( este ainda continua a exibir filmes) Lido, Roxy e Vitória, casas estas que frequentei com assiduidade.
Abraço amigo