quarta-feira, 27 de outubro de 2021

José Martins Achiam e o Karate-Do Seigokan de Macau

O Shihan José Martins Achiam (1944-2008) é considerado o fundador da prática do Karaté em Macau.
Em 1966 deu início de forma informal às actividades no quintal da casa de um de seus alunos, Alberto Carlos Paes D’Assumpção (Acaio), no nº 2 da Rua Central nº 2-c. Este viria a ser um dos introdutores do Karate Goju-Ryu Seigokai no Brasil.
Achiam, ou o "Mestre" como era conhecido, deslocava-se semanalmente a Hong Kong onde aprendeu no centro de artes marciais, Oh Do Kan, sendo aluno dos Sensei Seigo Tada e Yukiaki Yoki.
É deste modo que surge a Associação de Karate-Do Seigokan de Macau. Em Setembro de 1967 transferiu-se para o Seminário São José, onde oficialmente foi estabelecida a Associação de Karate-Do Seigokan de Macau (A.K.S.M.).
Finalmente a A.K.S.M. funda o seu próprio dojo numa casa cedida pelo Colégio Dom Bosco, na Avenida Coronel Mesquita. São desse local as imagens abaixo durante uma visita do então Governador de Macau, Garcia Leandro.
Em Setembro de 1975 a sede da associação teve a visita do coronel Garcia Leandro (Governador) do Secretário adjunto da Cultura e Assuntos Sociais (Capitão Victor de O. Santos) e do presidente do Comité do Desporto de Macau, José dos Santos Ferreira.

Do primeiro grupo de sete alunos, três foram para o Brasil para ensinar:.Luís Alberto da Silva Pedruco, em 1970; Alberto Carlos Paes D’Assumpção, em 1971; e Américo Machado de Mendonça, em 1974.
Outros alunos seguiram na diáspora macaense para a Austrália e Estados Unidos onde também foram instrutores.
Achiam morreu em Setembro de 2008 depois de mais de 40 anos dedicados ao Karaté em Macau. Para além de 7º Dan, foi membro do Comité Executivo da Federação Mundial de Karaté (WKF), Secretário-Geral da Federação Asiática de Karaté (AKF) e Presidente da Associação de Karatedo de Macau.
Em baixo José Martins Achiam durante uma demonstração para a imprensa em Hong Kong em Julho de 1978.
Curiosidade:
A macaense Paula Carion foi aluna de Achiam. Com um palmarés invejável, venceu a medalha de ouro nos Jogos da Ásia Oriental de 2005, realizados em Macau, e a medalha de bronze nos Jogos Asiáticos de 2006, 2010 e 2014.
Capa da revista "Macau" em 1987

"Há 50 anos atrás, um antigo Shihan de Karaté, José Achiam, espalhou a semente do karaté em Macau. A maioria dos membros fulcrais da actual selecção nacional de Macau é da nossa Seigokan de Macau, e obtiveram excelentes resultados na AKF e nos Jogos Asiáticos. Che Kuong Im (7º Dan)."

Sem comentários:

Enviar um comentário