sábado, 30 de outubro de 2021

Chinese School: View of Macao ca. 1860

"Chinese School: View of Macao Circa 1860" foi o título deste guache sobre papel (48x30cm) vendida recentemente por uma leiloeira internacional por cerca de 20 mil euros.
Trata-se de uma pintura da chamada "escola chinesa" do período "china trade" de meados do século 19 que representa uma perspectiva de Macau - de Sul para Norte - centrada na baía da Praia Grande a partir da zona da Penha.
Na obra de arte temos a representação da fachada da igreja Mater Dei, a Fortaleza do Monte, a Sé e as fortalezas da Guia e de S. Francisco, entre outros. Nas águas da baía destaque para alguns juncos e uma embarcação de pás a vapor com bandeira dos EUA que na época assegurava a ligação marítima para passageiros entre Macau e Hong Kong.
Outro elemento curioso que se pode ver é um conjunto de postes/candeeiros num troço da linha de costa. Vejamos então com mais detalhe estes e outros elementos que ajudam a 'datar' a obra...
À esquerda a fachada da Igreja Mater Dei que assim ficou depois de um incêndio em 1835.  Ao centro no topo a Fortaleza do Monte e ligeiramente à direita a Igreja da Sé cuja configuração diz respeito às obras de renovação e restauro ocorridas entre 1844 e 1850. Do lado direito , junto à água, em primeiro plano, parte do edifício que tudo indica ser o Palácio do Barão do Cercal (de 1849).
Ainda não existe o quartel de S. Francisco inaugurado em 1865/66 sendo para o efeito demolido o antigo convento e igreja de S. Francisco (ca. 1861) que ainda surge na pintura no lado direito. Nesta época o Porto Interior ainda não era a grande 'porta de entrada' no território podendo ver-se um pequeno cais de embarque/desembarque a meio da Praia Grande.
Sugestão de leitura:
Carl L.Crossman - The China Trade: Export Paintings, Furniture, Silver and other objects. Princeton: Pyne Press, 1972.

Sem comentários:

Enviar um comentário