quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Sociedade de Aeroportos Pan Americana de Macau

 

A 18 de Janeiro de 1936 é publicado no Boletim do Governo o Despacho nº 21 que nomeia a comissão que ficará encarregue de organizar a "inauguração do serviço aéreo transpacífico com terminus nesta colónia" assegurado pelo hidroavião da Pan American Airways Company.
No dia 21 de Outubro de 1936 é constituída a Sociedade Aeroportos Pan American de Macau, Limitada, com sede no Pavilhão de Abrigo do Porto Exterior (hangar). O capital social foi de 40 mil patacas. Três residentes de Macau asseguraram duas mil patacas cada um (ver imagem acima) e as restantes 34 mil patacas pertenciam à Pan Am.
A 21 de Outubro de 1936 é celebrado um contrato entre o Governo português e a Pan American Airways, pelo qual os hidroaviões desta empresa ficaram com o direito de utilizar o campo de aviação de Macau.
A 8 de Dezembro de 1936 o cônsul dos EUA em Hong Kong faz um ponto de situação ao Secretário de Estado norte-americano:
Sir: I have the honor to enclose herewith the articles of incorporation of the “Aeorportos Pan Americana de Macau, Limitada”, a company which the Pan-American Airways was compelled under Portuguese law to organize at Macao in order to operate their airport there. The capital of the company is HK$40,000.
Under the articles of incorporation the Aeroportos Pan-Americana de Macau is empowered to construct, establish, and operate airports, aerodromes, hangars, workshops, and all ground facilities pertaining thereto, in the territory of Macao. The Society “may also engage in the representation, either through the means of agency or through other contracts, of commercial airlines as well as in their advertising, and also engage itself in the operation of airlines where such may promote its principal objects or its commercial interests.”
There is nothing unusual in the articles of incorporation which are routine under Portuguese law. The full text taken from the Boletim Oficial De Macau of October 31, 1936, is enclosed herewith.
It is learned from reliable sources in Hong Kong that Japan is still desirous of establishing an air line from Japan to Bangkok but that their inability to obtain landing facilities at some point between Formosa and Bangkok is a stumbling block. It is difficult to see, however, how the British can refuse them facilities at Hong Kong when such privileges have been accorded to the United States and China, according to the same informant.
It is also understood that Great Britain would like to have landing facilities on Hainan Island but how actively they are pushing the matter cannot be ascertained.
Respectfully yours,
Howard Donovan

No dia 7 de Janeiro de 1937 Macau é declarado - Portaria 2:283 - "terminus marítimo da linha aérea da Pan-American Airways e porto de entrada e saída dos aviões da mesma linha". Note-se que na portaria é referido de forma expressa "com autorização de Sua Exa. o Ministro das Colónias, transmitida em seu telegrama nº 7, de 7 do corrente".

Envelope e carimbos de 28 Abril 1937

Curiosidade: A Portaria n.º 8587 publicada em Portugal no Diário do Governo n.º 3 de 1 de Maio de 1937 "Anula, por ilegalmente promulgada, a portaria n.º 2036 do Boletim Oficial de Macau, que determina que a colónia de Macau seja declarada o terminus da linha aérea Pan-American Airways e porto de entrada e saída dos aviões da mesma linha."

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