quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Sobrescrito com 5 carimbos: 1876

Na imagem temos um sobrescrito com cinco carimbos. O primeiro carimbo, da esquerda, prova tratar-se de uma correspondência de 1876. Na altura não havia ainda correio oficial em Macau (era assegurado via Hong Kong daí o nome Macao) e nem sequer selos (só a partir de 1884). Já o carimbo da parte superior direita "Pago em Macao" tem não só uma dupla circunferência como ostenta a coroa britânica. 
O carimbo "60" diz respeito ao valor dos portes enquanto o carimbo rectangular "Via de Gibraltar" indica uma das quatro vias pelas quais o correio entre Macau e Portugal (e vice-versa) circulava na época: via de Gibraltar e Suez até Hong Kong por paquetes britânicos (por exemplo, da P&O); via Brindisi (Itália) e Alexandria e depois Hong Kong; via Marselha e Suez e depois Hong Kong através dos paquetes franceses da Messageries Maritimes (ver imagens abaixo); mais raramente, via os navios mercantes ou navios de guerra portugueses, apenas quando o endereço do destinatário era o nome da navio.
Resta acrescentar que esta carta foi recepcionada no correio de Lisboa a 14 de Maio de 1876 (carimbo do lado inferior direito).
Boletim da Província de Macau e Timor - 1877

Sem comentários:

Enviar um comentário