Em Novembro o blogue Macau Antigo comemora 12 anos de existência. Para assinalar a data serão publicados ao longo do mês de Novembro vários posts com temas e imagens inéditas e será realizado um passatempo junto dos leitores com oferta de livros sobre a história de Macau.
Entre os temas inéditos a abordar destaque para:
- Revelações sobre o hotel Hing Kee, que ao contrário do que tem sido escrito até hoje, não foi o primeiro hotel do tipo ocidental no território.
- Memórias de uma família russa que fugiu à revolução bolchevique de 1917 e que na década de 1930 visitou Macau.
- Impressões de uma aristocrata/princesa soviética que visitou Macau, juntamente com o marido, no final do século 19.
- Um conceituado zoólogo britânico que viveu em Hong Kong na década de 1960 aceitou o convite para 'revisitar' as fotografias que tirou em Macau nos anos quentes (1966 e 1967) da revolução cultural chinesa.
- Imagens inéditas/raras da primeira versão do Hospital S. Januário inaugurado em 1874.
- Anúncios publicitários raros de hotéis e casinos.
- Um postal com mais de 100 anos e que não é bem o que aparenta ser...
- Curiosidades sobre a indústria dos panchões, empresas de navegação da ligação marítima entre Macau e Hong Kong no século 19, etc...
Desenho publicado num jornal alemão em 1878 |
Desde Novembro de 2008 todos os dias é publicado um novo post - já são perto de 5 mil - fazendo do projecto o maior acervo online sobre a história de Macau. Em média, diariamente, mais de 500 pessoas acedem ao blogue que está muito perto de atingir os 2 milhões de visitantes.
A maioria dos leitores é originária de Portugal (25%), Macau (16%), EUA (14%) e Brasil (10%), perfazendo mais de 1 milhão de pageviews.
Destaque ainda para Rússia (9%), Alemanha (4%), Hong Kong (2º), Itália e França (<1%).
O blogue Macau Antigo está também presente na rede social Facebook.
Sem comentários:
Enviar um comentário