sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Brinquedos e jogos tradicionais

Em colaboração com a Associação dos Coleccionadores de Antiguidades de Macau, o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM), organiza a exposição "Nostalgia Macau: Brinquedos e jogos tradicionais" que vai estar patente de 9 de Outubro a 22 de Novembro, na galeria do IAM.
Na mostra estarão mais de 300 brinquedos, fabricados entre as décadas de 20 a 80 do século passado em Macau, Hong Kong, China e Japão.
Aviões, bonecas, bisnagas, puzzles, etc... são alguns dos brinquedos presentes na exposição


Em paralelo, vai decorrer a feira de jogos tradicionais, organizada em conjunto com a Associação de Actividades Lúdicas de Macau e inclui vários tipos de jogos: saltar à corda, lançamento de aviões de papel, corridas de sacos, entre outros.

Entre as décadas de 1950 e 1990 a indústria de brinquedos de Macau viveu tempos áureos. A maioria das fábricas situava-se na zona do Porto Interior. Depois multiplicaram-se os casinos e o enfoque da indústria local mudou radicalmente. Hoje em dia quase não existe. A maioria dos fabricantes transferiu-se para a China. Mas houve tempos em que, até em Portugal, a sigla "Made in Macau / Fabricado em Macau" era a marca mais evidente nos brinquedos. Alguns exemplos nas imagens abaixo:




Sem comentários:

Enviar um comentário