Por estes dias corre a notícia em Macau e Hong Kong que o primeiro jetfoil do mundo a ser construído deverá ser desmantelado muito em breve. Acontece que este jetfoil, embora tenha sido o primeiro a ser construído pela Boeing (na divisão Boeing Marine Systems), não foi o primeiro a assegurar as ligações marítimas entre Macau e Hong Kong. Esse foi o "Madeira" em 1975 seguido do "Santa Maria"
Mas, vejamos de forma breve como tudo começou...
O lançamento à água do primeiro "929-100" baptizado pela Boeing como "Jetfoil One" Fábrica da BMS em Seattle (EUA), Março 1974 |
O modelo conhecido pelo número "929-100" e pelo nome "JetFoil One" começou por ser um projecto com fins militares até que o seu uso para o transporte (civil) de passageiros foi anunciado em Outubro de 1972.
O jornal The New York Times, na edição de 5 de Novembro de 1972 publica na página 24 uma notícia assinada por Richard Witkin sobre o jetfoil com direito a fotografia. Tem como título "Boeing to build novel 250 passenger hydrofoil for rought water":
"The Russians are operating more than 1,000 such craft, according to William M. Shultz, who directs the Boeing project. In the summer of 1974, a company that operates hydrofoils over the 40‐mile stretch between Hong Kong and Macao plans to put in service a new design its manufacturer likens to a jet airliner.
The new craft, the builder contends, will represent “for the first time a high‐speed boat with a consistently smooth ride, even in rough waves and rough water.” The prediction comes from the Boeing company, the Seattle‐based corporation whose name is synonymous with jet airliners but whose attention is also being increasingly devoted to transportation down at zero altitude."
Nesse mesmo ano de 1972, o primeiro modelo começa a ser construído em Seattle (EUA). Ficou pronto a 29 de Março de 1974 tendo posteriormente começado os testes e serviria de demonstração da nova tecnologia um pouco por todo o mundo jnto de potenciais clientes. Em 1975 começou a operar no Hawai com o nome Kalakaua e só em 1978 entrou ao serviço da Far East Hydrofoil Ltd nas ligações Hong Kong-Macau (duravam 50 minutos) tendo sido baptizado com o nome "Flores" (alusão a uma das ilhas dos Açores - Portugal). Transportava 262 passageiros. Operou até ao ano de 2008 nas águas do delta do rio das Pérolas.
O nome "Flores" no casco |
O aspecto mais recente do Flores. A empresa passou a denominar-se TurboJet em 1999 |
Sem comentários:
Enviar um comentário