segunda-feira, 12 de agosto de 2019

O jetfoil "Madeira"

Os jetfoil sucederam aos hydrofoil nas ligações marítimas entre Macau e Hong Kong. O projecto teve início em 1974 e entrou em funcionamento em 1976 com o nome "929" referente ao projecto de embarcação movida a jacto de água para o transporte de passageiros desenvolvido pela Boeing. Literalmente pode ser traduzido por "voando sobre as águas".

Esta fotografia/postal mostra o Jetfoil "Madeira" (da Boeing) em Puget Sound (vendo-se ao fundo o Monte Rainier) em Seattle, Washington (EUA) durante os testes antes da entrega ao cliente final a 7 de Fevereiro de 1975, a Far East Hydrofoil de Hong Kong que operava as ligações marítima com Macau. 
O "Madeira" tinha como velocidade máxima os 45 nós (83km/h) e capacidade para transportar 284 passageiros. Ao contrário de outros entregues nesta altura (Flores, S. Jorge, Açores, por exemplo...), o "Madeira" não era em segunda mão. Foi construído de raiz pela Boeing Marine Systems in Renton, Washington, sendo mesmo o primeiro a ser entregue ao cliente da série produzida neste ano de estreia da empresa. Foi retirado do serviço em 2013 depois de um acidente. O "Santa Maria" foi o segundo jetfoil a chegar a Macau ainda em 1975.


Boeing Jetfoil "Madeira" being tested on Puget Sound prior to delivery in 1975 to Far East Hydrofoil of Hong Kong for the Hong Kong to Macau run. This Jetfoil was retired in 2013 after an accident.
The Jetfoil is an advanced design hydrofoil that employs fully submerged foils, automatic stabilization and control, and gas turbine powered waterjet propulsion to achieve high speed, rough sea operations. Introduction into regular passenger services during 1975 followed 7 months of extensive underway builders trials. 

Sem comentários:

Publicar um comentário