terça-feira, 16 de junho de 2009

Toponímia jesuíta...

Tem início no Largo do Pagode do Patane e termina na Rua Tomé Pires. João de Brito entrou no noviciado da Companhia de Jesus em 1662. Preso e torturado durante o seu apostolado missionário na Índia, foi degolado em Urgur em 1693. Foi beatificado por Pio IX em 1853 e canonizado por Pio XII em 1947.



Chamava-se primitivamente Calçada do P. Fróis. Depois mudou o nome para Calçada do Governador e já mais recentemente recuperou o nome deste jesuíta de grande talento literário, que viveu algum tempo em Macau. O P. Luis Fróis nasceu em 1532, provavelmente em Lisboa, e faleceu no Japão em 1597. A sua "Historia de Japam" é uma das fontes mais importantes para a história do Japão do séc. XVI. Esta rua começa na Rua da Praia Grande e termina na Rua Central, em frente do Beco do Gonçalo.
Começa no cruzamento da Estrada do Repouso com a Rua de Tomás Vieira e termina no Largo da Companhia. D. Belchior (ou Melchior) Carneiro ingressou na Companhia de Jesus em 1543 e foi nomeado governador episcopal do Japão e da China em 1566. Chegou a Macau dois anos depois, abrindo de imediato um hospital e fundou a Sta. Casa da Misericórdia
Começa na Rua de S. Paulo, junto ao Pátio do Sol e termina junto às ruinas de S. Paulo, ao cimo da Rua da Ressureição e junto entrada do Pátio do Espinho, de frente para o pagode Ná-Chá. A primeira muralha de Macau foi o muro da cerca do colégio dos Jesuítas em S. Paulo, concluído em 1660; parte do muro subia pela Calçada de S. Francisco Xavier até à capela de S. Francisco Xavier, no local onde está hoje o pagode Ná-Chá.

O Largo da Companhia de Jesus tem este nome desde 1964. Fica na freguesia de Stº. António. A norte, confronta com a escadaria de S. Paulo; a sul e a este, com o Pátio da Indigência; e a oeste, com a rua de S. Paulo.

Em Macau, como um pouco por todo o mundo, ruas, largos, avenidas, becos, travessas ou praças receberam o nome de jesuítas famosos ou nomes relacionados com a Companhia de Jesus. Eis alguns exemplos.

Sem comentários:

Enviar um comentário