O encalhe para desmantelamento do navio de passageiros Lucky ocorrido a 29 de Janeiro de 2008 na Índia ditou o fim de 46 anos de história do paquete brasileiro Princesa Isabel, primeiro de uma série de quatro construídos em Espanha e na Jugoslávia em 1962 para a Companhia Nacional de Navegação Costeira, do Rio de Janeiro.
Destinado inicialmente à cabotagem na costa leste da América do Sul, entre Manaus e Buenos Aires, juntamente com o seu gémeo Princesa Leopoldina e os irmãos Anna Nery e Rosa da Fonseca, estes de construção jugoslava, o Princesa Isabel teve vida curta e atribulada sob bandeira brasileira. Transferido para o Lloyd Brasileiro em Novembro de 1967, foi retirado do serviço activo em Agosto de 1968 e imobilizado no Rio de Janeiro. Vendido em 1969, foi reconstruído em Glasgow passando a fazer cruzeiros no Extremo Oriente com o nome Marco Polo, de 1970 a 1978. Seguiu-se a venda a interesses gregos, tendo-se chamado Aquamarine (1978-1988) e Odysseus (1988-2005) e Lucky Star (2005-2007). Os últimos anos foram passados no Extremo Oriente como navio-casino, operando inicialmente em Macau e depois em Singapura. Acabou vendido para sucateiros indianos, alterando o nome para Lucky para a viagem de entrega.
Texto L.M.Correia / Fotografia Henrik Johansson
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