segunda-feira, 26 de agosto de 2019

O sino do Seminário de Cucujães

Imagem actual onde se pode ver a fachada principal da igreja do antigo Mosteiro do Couto de Cucujães,
actual igreja paroquial de S. Martinho de Cucujães. 
O Seminário de Cucujães fica na vila de Cucujães (Oliveira de Azeméis) foi mosteiro e abadia beneditina desde o princípio da nacionalidade portuguesa. Nacionalizado e confiscado em 1834 e 1910, foi vendido em hasta pública em 1923 e comprado pelo missionário de Moçambique, P. José Vicente do Sacramento, que o ofereceu para Seminário das Missões. Foi então renovado e ampliado pelo Superior dos Colégios das Missões, D. Teotónio Vieira de Castro, que, em 1924, ali instalou o segundo Seminário das Missões na continuação do primeiro Seminário aberto, em 1921, no Convento de Cristo de Tomar. Em 1930 passou a pertencer à Sociedade Missionária por ordem do Papa Pio XI.
Até 1968 foi Seminário Maior, da Sociedade Missionária, para os seminaristas de Filosofia, de Teologia e de Formação Espiritual, e para Formação de Irmãos Leigos, e foi também a sede da Direcção da Sociedade. Nessa altura os cursos de Filosofia e Teologia passaram para o novo Seminário de Valadares, a Formação Espiritual para o Seminário de Tomar, e a Direcção da Sociedade para Lisboa. Actualmente o Seminário é o centro da Animação Missionária da Sociedade.
Vem tudo isto a propósito do sino da igreja que foi fundido em Macau. O sino fez parte de uma Exposição de Arte Sacra Missionária realizada em 1951 no Mosteiro dos Jerónimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário